Temporais se espalham pelo Norte do Brasil

20/03/2018 às 17:47
por Angela Ruiz

Oferecimento
Chuva será frequente nestes primeiros dias de Outono

Nesta quarta-feira (21), áreas de instabilidade tropicais continuam muito ativas na Região Norte do Brasil. 

 

Em Rondônia e no sul do Amazonas, a chuva é mais frequente e ocorre a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o ar quente e úmido que predomina segue favorecendo a formação de nuvens carregadas com pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite.

 

Foto: Gleive Marcio - Palmas -  TO 

Próximos dias

 

Os temporais vão continuar ocorrendo pelo Norte do Brasil, nos próximos dias. Há muita disponibilidade de umidade e calor sobre a Região. Por isso, os primeiros dias do Outono serão marcados por chuva frequente em todos os estados. 

 

Maiores volumes de chuva em 24 horas

 

A cidade de Pedro Afonso no Tocantins foi o local onde mais choveu no Brasil no período entre 9h do dia 19/03 e 9h do dia 20/03. Segundo dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 68,2 milímetros.

 

EXTREMO_CHUVA

 

Veja no quadro abaixo os maiores volumes pelo Brasil:

 

ppt-chuva-br

 

No mesmo período, entre o dias 18 e 19/03, a cidade de Santa Fé do Araguaia também registrou o maior volume de precipitação no país. Foram 110 milímetros de chuva.  

 

Confira o vídeo abaixo com a tendência climática da Climatempo para o outono de 2018 na Região Norte do Brasil. A análise é do meteorologista Alexandre Nascimento.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%