Chuva forte e volumosa no litoral do PA e AP

28/03/2018 às 16:04
por Redação

Oferecimento
Confira como fica o tempo neste feriado no Norte do BR

O calor e a alta umidade relativa do ar continuam colaborando para a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o Norte do Brasil nesta quinta-feira (28).

 

A Climatempo alerta para perigo de chuva forte e volumosa sobre as áreas do leste do Pará e do norte do Amapá. Nesses locais, as nuvens carregadas são reforçadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que atua sobre a costa norte do país.

 

Nas demais áreas do Pará, Amazonas, Acre e norte de Rondônia, o sol aparece entre muitas nuvens e a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, inclusive nas capitais Belém, Manaus, Rio Branco e Porto Velho. Em Roraima e no centro-sul de Rondônia, as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. Há possibilidade de chuva moderada em todos esses estados, mas que pode chegar a ter forte intensidade em alguns momentos.

 

A tendência é de diminuição da chuva no Tocantins nesta quinta-feira. No centro-sul e leste do estado, a chance de chover é pequena.

 

Sexta-feira Santa

Uma área de baixa pressão atmosférica entre Rondônia e o Amazonas reforça ainda mais as áreas de instabilidade sobre o Norte do Brasil neste feriado. O tempo segue quente e abafado e há risco de chuva forte e volumosa a qualquer hora do dia no centro-sul/leste do Amazonas e no leste do Pará, incluindo a capital Manaus e a cidade de Santarém.

 

Nas demais áreas do Amazonas, Acre e Rondônia, há chance de chover a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade em alguns momentos. Em Roraima, no centro-norte do Tocantins e no extremo norte do Pará, o sol aparece durante o dia, faz calor e as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. Há risco de raios.

 

AM_Manaus_ThiagoBezerra_23122016

Foto de Thiago Bezerra - Manaus, AM

 

Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

33°
max

20mm / 90%

Porto Velho - RO

24°
min

32°
max

15mm / 90%