Nordeste terá chuva forte no fim de semana

30/03/2018 às 15:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
ZCIT ganhou força na última semana de março e mês termina com chuva acima da média em quase todas as capitais nordestinas.

O mês de março termina com muita chuva sobre vários estados do Nordeste do Brasil. Depois de passar quase todo o mês com pouca atividade, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) voltou a ganhar força sobre a costa norte do Nordeste na última semana de março trazendo muita nebulosidade e chuva forte.

 

Várias capitais nordestinas tiveram problemas com a chuva volumosa da ZCIT nas últimas 48 horas. A chuva do feriado da sexta-feira, 30 de março, causou grandes alagamentos em ruas e rodovias na região de Teresina. Em alguns locais da cidade choveu 141,0 em 12 horas, metade da média normal de chuva para março.

 

Em João Pessoa choveu 71,6 mm entre 9 horas do dia 29 e 9 horas de 30 de março. Foi a maior quantidade de chuva em 24 horas sobre a capital paraibana este ano, até agora.

Natal também teve alagamentos desde a quinta-feira, 29 de março, por causa da chuva forte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 154,0 mm de chuva entre 9 horas do dia 28 e 9 horas do dia 30 de março. A média de chuva para março é de aproximadamente 203,0 mm.

 

Confira como está o balanço da chuva de março nas capitais do Nordeste, até 9 horas do dia 30.

 

 

Balanço da chuva de março nas capitais do Nordeste até 9h de 30/3/18

 

 

Fim de semana de alerta

O fim de semana de virada de março para abril é com alerta para fortes pancadas de chuva sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O risco de chuva forte é menor em Pernambuco, mas não deve ser completamente descartado.

 

As capitais São Luis, Teresina e Fortaleza ficam sujeitas a chuva forte, com raios e ventos fortes no fim de semana e também na segunda e na terça-feira, 4 de abril.

A região de Natal, de João Pessoa e de Recife podem ter chuva volumosa durante o domingo e a segunda-feira, 2 de abril.

 

A ZCIT não tem influência direta sobre a região de Maceió e de Aracaju, mas estas duas capitais podem ter chuva moderada no sábado, 31 de março, por causa de outras áreas de instabilidade que avançam do mar.

O sol forte e o tempo seco predominam sobre a Bahia. Há previsão de pancadas de chuva para o litoral, mas não há risco de tempestade. Confira os mapas de previsão para o Nordeste para 5 dias.

 

 

Foto de José da Silva, Santana do Seridó (RN)

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

2mm / 90%

Natal - RN

21°
min

30°
max

4mm / 90%