Chuva ainda pode cair forte sobre MG

04/04/2018 às 17:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em menos de 24h, Coronel Pacheco registra mais chuva do que a média norma para todo o mês de abril.

As condições para chuva continuam altas sobre Minas Gerais nos próximos dias. As áreas de instabilidade que estão sobre o estado enfraquecem e ficam menos organizadas a partir desta quinta-feira, 5 de abril, mas as pancadas de chuva não vão parar por enquanto. Minas Gerais ainda não terá o Clima ameno do outono pelo menos até o fim da primeira quinzena de abril.

 

O ar continua muito úmido e quente sobre Minas Gerais e nuvens carregadas voltam a crescer em todas as regiões do estado nos próximos dias e provocam pancadas de chuva em geral à tarde e à noite. Até o domingo, estas pancadas de chuva podem ocorrer sobre a Grande Belo Horizonte e em quase todas as regiões mineiras. A menor possibilidade de chuva é para a divisa com a Bahia. O Sul de Minas e o Triângulo podem ter algumas pancadas moderadas a fortes, mas em pequenas áreas.

Mesmo com as pancadas de chuva, Minas Gerais terá várias horas com sol e a temperatura continua alta. Confira a previsão para Minas Gerais para os próximos 5 dias.

 

Atenção na Grande BH, Zona da Mata e Vale do Rio Doce

A região entre a Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o Vale do Rio Doce ficam em atenção especial nas próximas 48 horas para o risco de chuva volumosa, com potencial para transtornos para a população. O dia mais preocupante é a sexta-feira, 6 de abril.

 

Chuva volumosa em MG em 3/4/18

Os maiores volumes de chuva sobre o Brasil no dia 3 de abril caíram sobre áreas de Minas Gerais. Em Coronel Pacheco choveu 90,4 mm entre 9 horas do dia 3 e 9 horas de 4 de abril, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Para os padrões de abril, este volume de chuva é bastante elevado. A média de chuva para abril é de 79,4 mm.

 

 

10 maiores volumes de chuva no BR entre 3 e 4 de abri de 2018

 

 

Chuva de março de 2018

O mês de março de 2018 terminou com chuva dentro ou acima da média histórica na maioria das regiões de Minas Gerais. Faltou chuva sobre o Sul de Minas e na região do Triângulo/Alto Paranaíba. Belo Horizonte recebeu 98% de chuva acima da média e teve o terceiro março mais chuvoso em 108 anos de medições.

Confira o balanço da chuva de março nas capitais brasileiras

 

 

 

Foto de Marcelo Ribeiro Soares, Juiz de Fora (MG)

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

28°
max

10mm / 80%