Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / ZCIT provoca muita chuva na Região Norte

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    ZCIT provoca muita chuva na Região Norte

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Grandes volumes de chuva caíram sobre locais do norte do Pará e do Amazonas entre a noite da quarta-feira, 4, e a manhã desta quinta-feira, 5 de abril. Em Santarém (PA) choveu 110,2 mm no período entre 1 hora da madrugada e 10 horas da manhã do dia 5 de abril, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Também no Pará, a região de Novo Repartimento recebeu 75,0 mm de chuva apenas entre meia-noite e 8 horas da manhã desta quinta-feira. No Amazonas, o INMET registrou 118,8 mm em Presidente Figueiredo entre o meio-dia do dia 4 e meio-dia de 5 de abril.

     

    Outras áreas do norte do Pará e do Amazonas também tiveram chuva forte acumulando de 40 mm a quase 70 mm entre a manhã do dia 4 e a manhã do dia 5 de abril. Em Manaus, a tarde da quinta-feira começou chuvosa e para Belém, a previsão é de que as pancadas de chuva caíssem fortes à tarde e a noite.

     

    Chuva da ZCIT

    A chuva forte está associada com as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical que continua ativa costa norte do Brasil. Pelo menos nos próximos 5 dias, até 10 de abril, grandes áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre o norte da Região Norte e provocam pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte neste período inclusive sobre as capitais Belém, Manaus e também Macapá e até Boa Vista.

     

     

    Foto de Guilherme Oliveira, Nova Ipixuna (PA)

     

    Região mais chuvosa no Brasil

    No período entre 6 e 10 de abril de 2018, a porção norte do Amazonas, o sul de Roraima, o centro-norte do Pará e o Amapá estão entre as regiões que devem receber os maiores volumes de chuva no Brasil. Várias áreas podem acumular de 100 a 150 mm em apenas 5 dias.

     

     

    Estimativa do volume de chuva sobre o Norte do Brasil de 6 a 10 de abril de 2018

     

    Muita chuva em Belém

    Belém acumulou mais de 500 mm em março de 2018 e foi a capital mais chuvosa do país. Em pouco mais de 3 meses, do dia 1 de janeiro até o dia 4 abril a capital do Pará já recebeu aproximadamente 1580 mm de chuva, o que corresponde a 51% da média de chuva anual.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias