Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva ganha força no Norte do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Esta semana já foi marcada por muita chuva no Norte do Brasil, especialmente entre o Pará, o Amapá e o Tocantis. Do dia 1º de abril até a tarde de hoje (15h do dia 07 de abril), os maiores acumulados nas estações meteorológicas automáticas do Inmet na região foram:

251,6 mm - Santarém (PA)
183,6 mm - Belém (PA)
174,8 mm - Paragominas (PA)
153,4 mm - Castanhal (PA)
151,6 mm - Palmas (TO)
145,4 mm - Macapá (AP)

Toda essa chuva na primeira semana de abril no Pará e no Amapá foi causada principalmente pela interação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com o ar quente e úmido que predomina sobre a região. Em Tocantins, a chuvarada foi causada apenas pelo ar quente e úmido, que ajudou a formar nuvens bem carregadas sobre o estado.

Neste sábado, a ZCIT enfraqueceu sua influência sobre a região e a chuva perdeu força. As pancadas de chuva ocorreram de forma mais esparsa e sem grandes acumulados. Amanhã, domingo (08), apesar do céu mais nublado, a chuva ainda ocorre de forma mais passageira. No entanto, não se descartam temporais à tarde em alguns pontos do Pará.

A partir de segunda-feira é que a ZCIT volta a se intensificar sobre a região e as instabilidades ganham força. Temporais generalizados são esperados a partir da tarde entre o nordeste do Pará e o Amapá. As instabilidades continuarão atuando sobre a região pelo menos até a próxima quinta-feira (12), com previsão de grandes acumulados.

Nos demais estados do Norte do Brasil também há risco de temporais ao longo da semana, mas de forma mais isolada. O mapa abaixo mostra a quantidade de chuva prevista entre domingo e quinta-feira, com destaque para as áreas em verde mais escuro (leste do Amapá, nordeste do Pará e centro do Tocantins), onde os acumulados devem superar os 100 mm.

chuvap1_no



Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias