Regiões serranas do Sudeste registram menos de 10°C

18/04/2018 às 09:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Monte Verde (MG) registra menor temperatura no Brasil. Parque Nacional do Itatiaia, acima de 2000 metros, ficou abaixo de zero.

A região da Serra da Mantiqueira e outras áreas serranas no Sudeste do Brasil amanheceram geladas nesta quarta-feira. Temperaturas abaixo dos 10°C foram registradas em várias cidades de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio De Janeiro.

 

Mas na parte mais elevada da Mantiqueira, em uma altitude de 2450 metros, a temperatura chegou a ficar abaixo de zero no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia no local registrou 3,7°C abaixo de zero.

Sul de Minas abaixo de 5°C

Segundo o INMET, vários locais no Sul de Minas registraram temperaturas abaixo dos 5°C. A região de Campos do Jordão, em São Paulo, também teve frio abaixo dos 5°C. A menor temperatura no Brasil nesta quarta-feira foi em Monte de Verde, no Sul de Minas. Confira as menores temperaturas registradas no Sudeste em 18/4/18 pelo INMET:

 

Monte Verde (MG): 4,3°C

Maria da Fé (MG): 4,5°C

Campos do Jordão (SP): 4,6°C

Petrópolis/Pico do Couto(RJ): 6,3°C

Caldas (MG): 7,8°C

Nova Friburgo/Salinas (RJ): 8,3°C

Passa Quatro (MG): 9,2°C

São Luis do Paraitinga (SP): 9,8°C

Teresópolis/Parque Nacional (RJ): 10,7°C.

 

O resfriamento acentuado foi provocando pela presença do ar polar, que se espalhou pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil no fim de semana passado, e pela falta de nebulosidade durante a noite. A pouca quantidade de nuvens facilita a perda de calor na atmosfera, o que contribui para esfriar o ar mais rapidamente.

A combinação de ar polar e pouca nebulosidade durante a noite ainda será observada nas próximas madrugadas e por isso pode esfriar mais até o fim da semana.

 

Vitória, capital do Espírito Santo, bateu recorde de frio nesta quarta-feira. 

 

 

Foto de Diogo Souza, Campos do Jordão (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%