Chuva enfraquece nas capitais do leste nordestino nesta terça

23/04/2018 às 15:36
por Maria Clara Machado

Atualizado 24/04/2018 às 12:12

Oferecimento
Áreas de instabilidade perdem força e risco de tempestade diminui entre Aracaju, Maceió e Recife.

As áreas de instabilidade estão enfraquecendo sobre a costa leste nordestina, depois de terem provocado muita chuva em capitais como Salvador, Aracaju, Maceió e Recife entre o final da semana passada e este fim de semana. As instabilidades não devem sair totalmente do litoral, mas o risco de tempestades diminui.

 

Rios transbordam em AL e PE

O alerta emitido pelos meteorologistas da Climatempo sobre o aumento da chuva em Maceió (AL) no fim de semana se confirmou. A água subiu muito e várias ruas da capital ficaram alagadas. O rio Jacarecica, no município de mesmo nome na região metropolitana, trasbordou e água invadiu diversas casas.    

 

No Grande Recife (PE), a chuva aumentou no domingo (22) a noite e durante a madrugada desta segunda-feira (23) também causando estragos e gerando ocorrências. O Rio Tejipió transbordou em Jaboatão dos Guararapes e várias casas foram atingidas pela cheia. Além dos transtornos com as inundações, a prefeitura contabilizou 22 deslizamentos de barreiras na cidade. 

 

Confira os maiores volumes de chuva sobre o Nordeste entre domingo e esta segunda-feira: 

 

chuva no Nordeste

 

Previsão para o leste do Nordeste 

A tendência é da diminuição da chuva nesta terça-feira (24). Praticamente todo o leste da Região terá mais sol e ainda acontecem algumas pancadas de chuva, porém com fraca a no máximo moderada intensidade, sem alerta para novas tempestades. Somente o litoral da Bahia fica com maior nebulosidade e chuva a qualquer hora, com risco de chuva moderada. A situação hoje é de atenção em Salvador,

 

Apesar da trégua da chuva forte nesta terça-feira, as áreas de instabilidade ainda poderão se intensificar novamente nesta próxima quarta-feira e a chuva pode voltar a ser forte. Como o volume foi elevados nos últimos dias, o solo das encostas está encharcado e o nível dos rios alto, por isso a situação de atenção deve retornar nos próximos dias.  A situação é novamente de atenção para a chuva moderada a forte na região entre Natal e Recife.

 

Foto: Henrique Chen. Recife/PE.

 

ZCIT na costa norte 

A costa norte do nordeste vai seguir com períodos de sol e pancadas de chuva moderadas à fortes nesta terça-feira e nos próximos dias. O Maranhão, Teresina e o norte do Piauí, e o Ceará vão receber mais pancadas de chuva por influencia da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

 

Já o sertão de Pernambuco, áreas mais ao sul do Piauí e a parte central da Bahia terão predominío de sol e a semana deve seguir com pouca chuva. 

 

Saiba como foi a chuva no fim de semana:

Chuva forte em Maceió 

Chuva deixa Recife em alerta

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

23°
min

29°
max

4mm / 90%

Natal - RN

24°
min

30°
max

2mm / 60%