Oferecido por
Enquanto o ar seca no centro-sul do Brasil, o ar úmido e quente predomina na Região Norte. Durante o fim de semana, nuvens carregadas continuam crescendo sobre a maioria das áreas da Região e provocam pancadas de chuva frequentes. Pode chover forte especialmente sobre o Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.
Ar seca no Tocantins
No Tocantins, as condições para chuva são menores porque o nível de umidade no ar tem diminuído nos últimos dias. No fim de semana, o tempo seco já deve predominar no sul e no leste do Tocantins. Na segunda-feira, 30 de abril, e na terça-feira, feriado de Primeiro de Maio, o ar seca mais e a chance de chover é baixa também na região central do estado, incluindo Palmas.
Confira como fica o tempo na Região Norte nos próximos dias.
Tempestade em Belém
Uma violenta tempestade ocorreu na região de Belém, capital do Pará, na tarde da sexta-feira, 27 de abril. Por volta das 15 horas, a chuva intensa fez a visibilidade baixar para apenas 800 metros no aeroporto local e com rajadas de vento de 70 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50,6 mm de chuva em apenas 1 hora, entre 15 e 16 horas. Tecnicamente um volume de 20 mm em 1 hora já é considerado como chuva forte.
A chuva foi generalizada no nordeste do Pará e também ventou forte em outros locais. A região de Castanhal teve rajada de 68 km/h. A chuva foi provocada por nuvens carregadas de uma forte linha de instabilidade que se formou entre o nordeste do Pará e o norte o Maranhão. Na animação de imagens captadas pelo satélite GOES 16, as nuvens carregadas aparecem como manchas avermelhadas e amareladas.
Temporal em Belém (PA) em 27-4-18