Ar úmido ainda predomina na Região Norte e a chuva continua

27/04/2018 às 18:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Apenas o Tocantins começa a secar. Belém teve violento temporal na sexta-feira, 27.

Enquanto o ar seca no centro-sul do Brasil, o ar úmido e quente predomina na Região Norte. Durante o fim de semana, nuvens carregadas continuam crescendo sobre a maioria das áreas da Região e provocam pancadas de chuva frequentes. Pode chover forte especialmente sobre o Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

 

 

Ar seca no Tocantins

No Tocantins, as condições para chuva  são menores porque o nível de umidade no ar tem diminuído nos últimos dias. No fim de semana, o tempo seco já deve predominar no sul e no leste do Tocantins. Na segunda-feira, 30 de abril, e na terça-feira, feriado de Primeiro de Maio, o ar seca mais e a chance de chover é baixa também na região central do estado, incluindo Palmas.

Confira como fica o tempo na Região Norte nos próximos dias.

 

 

 

 

Tempestade em Belém

Uma violenta tempestade ocorreu na região de Belém, capital do Pará, na tarde da sexta-feira, 27 de abril. Por volta das 15 horas, a chuva intensa fez a visibilidade baixar para apenas 800 metros no aeroporto local e com rajadas de vento de 70 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50,6 mm de chuva em apenas 1 hora, entre 15 e 16 horas. Tecnicamente um volume de 20 mm em 1 hora já é considerado como chuva forte.

 

A chuva foi generalizada no nordeste do Pará e também ventou forte em outros locais. A região de Castanhal teve rajada de 68 km/h. A chuva foi provocada por nuvens carregadas de uma forte linha de instabilidade que se formou entre o nordeste do Pará e o norte o Maranhão. Na animação de imagens captadas pelo satélite GOES 16, as nuvens carregadas aparecem como manchas avermelhadas e amareladas.

 

 

Temporal em Belém 27-4-18

Temporal em Belém (PA) em 27-4-18

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

20mm / 67%