Fim de semana com muito sol e lua no Sudeste

27/04/2018 às 16:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco predomina na Região e bloqueia a entrada de ar polar. Litoral tem sol e mar baixo.

Uma grande massa de ar seco se intensificou sobre o centro-sul do Brasil nos últimos dias e vai determinar as condições do tempo na Região Sudeste no fim de semana prolongado de Primeiro de Maio. O ar seco inibe a formação de grandes nuvens e reduz as condições para chuva.

 

Sol e calor

O sol e calor predominam no Sudeste durante todo o fim de semana prolongado. Com o ar seco, poucas nuvens se formam sobre o Sudeste no fim de semana prolongado, o que vai deixar o sol aparecer forte o dia todo na Região de forma geral. Algumas áreas em vales, serras e até no litoral podem ficar com céu nublado no começo da manhã, mas depois o sol vem forte.

 

Não há expectativa de entrada de ventos frios sobre o Sudeste nos próximos dias. Sem ar polar e com o sol forte, as temperaturas ficam altas. A sensação de calor predomina durante o dia, mesmo nas regiões serranas. A temperatura fica amena à noite e ao amanhecer.

 

 

Umidade do ar baixa

O nível de umidade no ar tende a baixar no Sudeste nos próximos dias. Em muitas áreas do interior de São Paulo, do sul, oeste e norte de Minas Gerais poderão passar várias horas do dia com umidade relativa do ar em torno dos 30%. É um valor baixo e muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o conforto humano que é de 60%.

Quem tem problemas crônicos respiratórios como asmas, rinites e sinusites deve sentir um desconforto maior com a secura do ar. Uma forma de aliviar o incômodo é fazer inalações com frequência.

 

São Paulo tem um dos meses de abril mais secos em 57 anos.

 

 

Tempo nas praias

O sol fica forte em todo o litoral da Região Sudeste durante o fim de semana prolongado de Primeiro de Maio. As nuvens carregadas que estavam próximas do litoral do Espírito Santo já se afastaram em alto mar. Neste sábado, ainda pode chover rapidamente no litoral norte do Rio De Janeiro e no litoral capixaba, mas se a chuva ocorrer será rápida e não há risco de nenhum temporal.

 

 

Foto de Carlos Alves Junior, Santos (SP)

 

 

Ondas e Lua

Durante todo o fim de semana prolongado, o mar fica baixo nas praias do Sudeste, com ondas em torno de meio metro.

A Lua estará completamente cheia no dia 29 de abril, domingo. Vale a clicada ou só curtir a noite iluminada pela Lua cheia. Quem gosta de fotografar ou observar o céu com telescópios, binóculos e lunetas terá uma boa condição! O ar seco reduz a cintilação, efeito provocado pela umidade no ar que deixa os astros com aparência de muitas pontas ao seu redor.

 

Belo Horizonte tem quarto abril mais seco desde 1961

 

Frentes frias

Quem acompanhar os boletins meteorológicos nos próximos dias poderá ouvir sobre a passagem de frentes frias ao largo do litoral de São Paulo. Uma destas frentes frias vai passar no domingo, 29 de abril, e a outra entre os dias 1 e 2 de maio.

Não há motivo para preocupações! O ar seco que predomina sobre o centro-sul do Brasil afasta o ar polar e as nuvens carregadas para alto-mar. As praias de São Paulo poderão ter um aumento de nuvens, mas a chance de chuva é remota.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

30mm / 67%