Ar polar se espalha pela Região Sul neste fim de semana

11/05/2018 às 17:15
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Capitais poderão bater recorde de frio no Domingo das Mães

Uma nova massa polar se espalha pelo Sul do Brasil neste fim de semana, após a rápida passagem de uma frente fria. Desta vez, o sistema veio mais organizado e foi capaz de provocar pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Agora, a previsão é de queda nas temperaturas por todas as áreas, mas os meteorologistas afirmam que o frio ainda não será rigoroso. 

 

Risco de nevoeiro 

A chuva para neste sábado em todo o Sul do Brasil (12), mas o dia ainda começa com umidade alta, sensação de frio e muito nevoeiro. Atenção quem for viajar com a baixa visibilidade nas estradas e aeroportos da Região. 

 

Logo após o nevoeiro, o sol aparece forte e predomina em grande parte da Região. Principalmente pelo interior o céu fica azul, com temperaturas agradáveis durante à tarde. 

 

A presença de um ciclone extratropical no oceano vai deixar o mar agitado no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas sem alerta para ressaca. 

 

Foto: Pauline Henker. Estrela Velha/RS.
 

Possibilidade de recorde de frio 

O ar polar ainda vai influenciar todo o Sul do Brasil no domingo (13), Dias das Mães, e esfria mais. Há condições novamente para nevoeiro e Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) poderão bater recorde de temperatura mínima na madrugada. 

 

Os recordes atuais são de mínima de 13,7°C em Porto Alegre (em 13 de fevereiro), 16,5°C em Florianópolis (em 8 de março) e 11,8°C em Curitiba (em 18 de abril). 

 

O frio também poderá provoca geada nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense, em municípios como São Joaquim (SC), Urubici (SC) e São José dos Ausentes (RS).

 

O domingo promete sol, tempo firme e tarde amena por praticamente todas as áreas e apenas do litoral do Paraná pode ter chuva fraca. A previsão é de maior nebulosidade na Grande Curitiba.

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%