Muita instabilidade cresce em parte do Norte

16/05/2018 às 17:47
por Maria Clara Machado

Atualizado 16/05/2018 às 20:59

Oferecimento
Pancadas de chuva serão persistentes até o final da semana e Região pode se preparar para friagem.

O calor e alta umidade do ar continuam formando nuvens carregadas sobre parte do Norte do Brasil. Embora a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tenha se afastado do país, o Amapá e o norte do Pará continuam com pancadas de chuva.  

 

Chuva volumosa em  Bragança (PA)

A chuva não deu trégua em Bragança, no litoral do Pará, e caiu forte entre o fim da manhã e o meio da tarde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre  11 horas e 15 horas (Brasília) foram acumulados 94,2 mm. O acumulado entre 10 horas e 15 horas foi de 119,6 mm.

 

A região de Santarém também teve muita chuva na madrugada e manhã desta quarta-feira, 16 de maio. O INMET registrou 60,0 mm entre 4 horas da madrugada e meio-dia (Brasília), mas quase toda da chuva caiu em 2 horas, entre 6 horas e 8 horas.

 

 

A chuva desta quinta-feira (17) deve se concentrar sobre o Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima. As pancadas de chuva começam desde cedo nestes estado e há alerta para temporais, inclusive nas capitais Porto Velho, Rio Branco, Manaus e Boa Vista

 

Os períodos de sol serão maiores no Amapá e no Pará, mesmo assim, as pancadas de chuva com raios retornam especialmente a partir da tarde. 

 

De todos os estado, apenas o Tocantins está com o tempo mais seco e nesta quinta-feira não há previsão de chuva. 

 

A semana vai seguir com o tempo instável e mais pancadas de chuva por quase todos os estados do Norte. A exceção é o Tocantins, que deve continuar com pouca chuva.

 

AC_Rio-Branco-por-Luciana-21-10-16-temporal

Foto de Luciana - Rio Branco, AC

 

Chuva forte no Acre

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Acre e choveu muito nesta quarta-feira na região de Porto Walter. O INMET registrou 85,8 mm de chuva acumulados entre 7 horas e 17 horas, pelo horário de Brasília.

 

Friagem à vista 

Uma grande frente fria avança pelo Brasil no próximo fim de semana trazendo a massa polar mais intensa do ano até agora. Os ventos de origem polar vão conseguir chegar até o Acre e Rondônia provocando o fenômeno da friagem. Há expectativa de queda de temperatura para o início da semana que vem. 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

26°
min

37°
max

0mm / 0%

Porto Velho - RO

24°
min

31°
max

15mm / 90%