Domingo com recorde de frio nas capitais do Sul e em Rio Branco

20/05/2018 às 15:08
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/05/2018 às 16:42

Oferecimento
Frio aumenta nesta segunda-feira e mais recordes podem ocorrer. Há chance de geada em Curitiba.

A forte e extensa massa de ar frio, de origem polar, que se espalhou sobre o Brasil neste fim de semana derrubou a temperatura no Sul, do Sudeste, no Centro-Oeste e também em Rondônia e no Acre. Na madrugada do domingo, 20 de maio, as três capitais da Região Sul e também Rio Branco registraram as menores temperaturas de 2018, até agora.

 

Domingo com duplo recorde de frio em Curitiba

Em Curitiba, o Instituto Nacional de Meteorologia  de Meteorologia registrou um duplo recorde de frio no domingo, 20 de maio: a madrugada e a tarde mais fria do ano até agora. A temperatura mínima foi de 6,5°C e a temperatura máxima foi de 15,7°C. O recorde anterior era para a mínima era de 11,8°C, no dia 18 de abril. O recorde anterior para a máxima era de 18,8°C, em 13 de fevereiro.

Curitiba foi a segunda capital mais fria do Brasil neste domingo, perdendo para o recorde de 6,0°C de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

 

Porto Alegre: recorde de tarde mais fria pelo 3º consecutivo

Em Porto Alegre, a mínima foi de 9,8°C e igualou o recorde registrado na sexta-feira, 17 de maio. Mas a tarde do domingo também foi muito fria e a capital gaúcha bateu o recorde de menor temperatura máxima de 2018 pelo terceiro dia consecutivo. O INMET registrou máxima de 15,4°C no domingo, 16,0°C na tarde do sábado, 19, e 16,8°C na tarde da sexta-feira, 18 de maio.

 

Madrugada e tarde mais fria do ano em Florianópolis

O domingo, 20, também foi com duplo recorde de frio em Florianópolis. A capital catarinense teve a madrugada e a tarde mais fria de 2018. A temperatura mínima neste domingo foi de 12,6°C e a temperatura máxima foi de 22,0°C. O recorde anterior para a mínima era de 15,2°C, no dia 13 de maio. O recorde anterior para a máxima era de 23,0°C, em 17 de abril.

 

Recorde de frio em Rio Branco

Em Rio Branco, o novo recorde de menor temperatura deste ano foi estabelecido com a temperatura mínima de 18,5°C, segundo o INMET. O recorde anterior era 19,6°C, em 27 de março.

 

Veja também: recordes de frio na Região Centro-Oeste

 

Mais frio na segunda-feira

Todos os recordes de temperatura mínima podem ser batidos ou igualados nesta segunda-feira, 21 de maio. Além da forte presença do ar frio de origem polar atua sobre o Brasil, a pouca ou ausência de nuvens durante a noite do domingo e madrugada da segunda-feira vai acelerar a perda de calor na atmosfera e contribuir para aumentar o resfriamento do ar. Há chance de recorde também em Porto Velho, em Cuiabá, Goiânia e em  Brasília. No Sudeste, a madrugada de 21 de maio pode ser a mais fria de 2018, até agora, em São Paulo, no Rio De Janeiro e em Belo Horizonte. São Paulo e Belo Horizonte devem amanhecer com menos de 10°C.

Curitiba deve ser a capital mais fria do país nesta segunda-feira e pode ter formação de geada ao amanhecer

 

Foto de Luiz, Curitiba (PR)

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

40°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

18°
min

23°
max

20mm / 90%