Fim de tarde com show de nuvens e cores em São Paulo

31/05/2018 às 19:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nebulosidade aumenta mais nesta sexta com aproximação de frente fria

A passagem de uma camada de nuvens médias sobre São Paulo, no fim da tarde do feriado de Corpus Christi, proporcionou um show de cores, luz e sombras.

 

As  nuvens do tipo altocumulos não provocam chuva e muitas vezes se assemelham a grandes pedras que se espalham pelo céu de forma bastante organizada, com espaçamentos regulares. Há um ditado popular curioso envolvendo este tipo de nebulosidade que diz assim: “céu pedrento, chuva ou vento”. O “pedrento” está associado justamente com a presença dos altocumulos que parecem as pedras.

 

Na foto de Solange Koloszuk dá para ver este formato de “pedras” de altocumulos. As nuvens são intercaladas por espaços regulares de céu azul, o que dá a impressão de um grande “calçamento” formado por pedaços de nuvens brancas arredondadas.

 

Foto de Solange Koloszuk, São Paulo (SP) - 31/5/18

 

SP_São-Paulo-por-Bruna-Picarelli-31-5-18-fim-de-tarde

Foto de Bruna Picarelli, São Paulo (SP) - 31/5/18

 

 

SP_São-Paulo-por-Marcelo-Pinheiro-31-5-18-fim-de-tarde

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP) - 31/5/18

 

 

SP_São-Paulo-por-Rafael-Bruno-31-5-18-fim-de-tarde

Foto de Rafael Bruno, São Paulo (SP) - 31/5/18

 

 

SP_São-Paulo-por-Michele-Fernandes---31-5-18-fim-de-tarde

Foto de Michele Fernandes, São Paulo (SP) - 31/5/18

 

 

SP_São-Paulo-por-Bruna-Picarelli-31-5-18-fim-de-tarde_1

Foto de Bruna Picarelli, São Paulo (SP) - 31/5/18

 

 

A camada de altocumulos que surgiu sobre São Paulo não era parte da instabilidade da frente fria que se aproxima nesta sexta-feira, 1 de junho, e que vai mudar o tempo no fim de semana.

Na imagem de satélite abaixo é possível ver claramente que a nebulosidade da frente fria que se espalha sobre o Sul do Brasil e chega ao sul de Mato Grosso do Sul. Mas a camada de altocumulos aparece bem distante e se prolonga pelo centro-sul de Minas Gerais. O espaçamento regular entre as nuvens pode ser visto nitidamente sobre o Sul de Minas e também no Vale do Paraíba.

 

 

 

Nesta sexta-feria, 1 de junho, a nebulosidade aumenta mais sobre o estado de São Paulo por causa da aproximação de uma frente fria, mas a chance de chuva é baixa e  sol aparece o dia todo.

A nova frente fria muda o tempo durante o sábado trazendo pancadas de chuva para o oeste, centro, sul e leste do estado de São Paulo.

O domingo será com chuva e frio na Grande São Paulo, no litoral, no Vale do Ribeira, no Vale do Paraíba e região de Campos do Jordão. O mar fica bastante agitado à tarde e à noite.

 

 

São Paulo tem quinto maio mais seco em 57 anos

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%