Áreas de instabilidade provocam chuva em SC e no PR

26/06/2018 às 10:54
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Região Sul do Brasil pode esperar por mais chuva esta semana. Veja a previsão.

Áreas de instabilidade estão espalhadas por Santa Catarina e o Paraná e provocam chuva desde ontem. O tempo vai continua instável e a chuva pode cair a qualquer hora desta terça-feira (26). Apesar da mudança no tempo, não há expectativa para temporais e podem ocorrer alguns períodos de sol. 

 

SC e PR com volumes moderados 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou volumes de chuva próximos de 40 mm nas últimas 24 horas. Choveu 36,6 mm em Lages (SC), 39,6 mm em São Joaquim (SC), 41 mm em Xanxerê (SC), 47 mm em Joaçaba (SC), 40,8 mm em Foz do Iguaçu (PR) e 40 mm em Planalto (PR). 

 

Foto: Rubens Heck. Chapecó/SC.

 

Frio e geada no RS 

Uma massa polar avançou sobre o Rio Grande do Sul e derrubou as temperaturas no estado. O amanhecer desta terça-feira foi gelado na fronteira com o Uruguai, com mínima de -0,7°C em Quaraí pela estação automática do INMET. Outras localidades tiveram mínimas abaixo dos 2°C, como Santana do Livramento, Uruguaiana e Bagé. 

 

O frio intenso ainda será observado na madrugada de quarta-feira e as baixas temperaturas poderão favorecer a ocorrência de geada na Campanha gaúcha. A partir de quinta-feira (28), a massa polar volta a dar lugar à novas instabilidades e o retorno da chuva. 

 

Mais chuva esta semana 

A Região Sul do Brasil ainda pode esperar por mais chuva até o final da semana. Mais áreas de instabilidade vão se formar sobre o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e há previsão de pancadas de chuva na quinta-feira (28). Outra frente fria deve chegar ao Sul na sexta-feira (29) trazendo chuva mais intensa para o Rio Grande do Sul.