Muitos flocos de neve sobre a serra de Santa Catarina

10/07/2018 às 12:19
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/07/2018 às 14:53

Oferecimento
Depois da neve, temperatura fica abaixo de 0°C na madrugada desta quarta-feira e geada pode ser forte

A madrugada gelada e úmida desta terça-feira foi marcada pela queda neve nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina. Desta vez de nevou de verdade, em flocos, em quantidade suficiente para acumulação. O fenômeno pode ser observado nas áreas mais elevadas da serra catarinense, como na região das cidades de Urubici, Urupema e São Joaquim.



O frio intenso veio com uma forte massa de ar polar que avançou sobre o centro-sul do Brasil. O ar úmido necessário para formar as nuvens que produziram a neve foi injetado sobre a serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foi garantido por um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o  mar, entre o litoral gaúcho e catarinense.

 

 

 

 

Foto de Mario, Urubici (SC), Agência São Joaquim Online - 10/7/718

 

 

Foto de Mario, São Joaquim (SC), Agência São Joaquim Online - 10/7/718

 

 

Foro de Mario, Urubici (SC), Agência São Joaquim Online 10/7/718

 

 

Foto de Mario, Urubici (SC), Agência São Joaquim Online 10/7/718

 

Pode nevar mais hoje?

Apesar da tarde e da noite geladas previstas para esta terça-feira, não deve nevar novamente. O frio persiste, mas a baixa pressão atmosférica no mar se afasta cada vez do Sul do Brasil e a entrada de umidade vai diminuindo. Assim, a tendência é de diminuição da nebulosidade até a noite.

 

Além da neve desta terça-feira, 10 de julho, este ano já foi observada chuva congelada em Foz do Iguaçu, no Paraná, e de neve granular, no sul do Rio Grande do Sul.

 

Temperatura abaixo de 0° e geada

O frio se espalhou com muita força e de forma generalizada sobre a Região Sul. Temperaturas entre 0,0°C e 3,0°C foram registradas nos três estados. Pela medição do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental, meteorológico e agropecuário do governo de Santa Catarina, a temperatura em Urupema chegou a 0,0°C, em Urubici a 0,6°C e em São Joaquim, e mínima foi de 1,0°C.

No Paraná, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia registou até 2,1°C em Joaquim Távora. No Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de 1,9°C,em Quaraí.

 

Nesta quarta-feira, 11 de julho, o ar frio e seco se espalha sobre o Sul do Brasil. A nebulosidade diminui e a temperatura cai mais na madrugada devendo ficar abaixo de 0°C nos três estados. Com esta situação teremos a formação de muita geada em toda a região entre o centro-sul e leste do Paraná, grande parte do interior de Santa Catarina e na parte norte do Rio Grande do Sul.

O frio será intenso nas capitais do Sul nesta quarta-feira, mas não há expectativa de recordes de frio. Porém, pode gear na Grande Curitiba.

Segundo o INMET, a menor temperatura este ano em Porto Alegre foi de 2,6°C, em 17 de junho,  em Florianópolis, a mínima até agora foi de 7,0°C, em 8 de junho, e de 0,7°C em Curitiba no dia 9 de junho.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

29°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

20mm / 83%