Oferecido por
O frio de inverno tanto esperado e comemorado por muitos se espalhou pelo Sul do Brasil e atingiu para valer áreas do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
A atuação de uma intensa massa polar fez as temperaturas despencarem na madrugada e amanhecer de quarta-feira (11), e diversas cidades registraram mínimas perto ou abaixo de zero grau.
Temperaturas negativas no Sul e em SP
A região serrana, que já havia registrado neve ontem, amanheceu gelada, com temperaturas abaixo de zero grau e os campos cobertos por geada. Pelos dados do Epagri/Ciram, a temperatura caiu para -3,3 em Ponte Alta do Norte e -3°C em Urupema e em Curitibanos, ambas em Santa Catarina.
Pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as menores temperaturas foram de -2,5°C em Curitibanos, 1,3°C em Lagoa Vermelha (RS), -0,5°C em São Mateus do Sul (PR) e 0,4°C em General Carneiro (PR). Nas estações convencionais, foram registradas mínimas ainda de 0,1°C em Castro (PR) e 0,5°C em Irati (PR).
O frio no sul do estado de São Paulo também foi rigoroso e chegou a -0,9°C em Rancharia, com geada. Em São Miguel Arcanjo a mínima foi de 2,9°C. Na capital paulista que havia a expectativa de um novo recorde de frio, a temperatura mínima oficial divulgada pelo INMET foi de 9,8°C e o recorde não se confirmou. Já pelos dados do IAG, a mínima caiu para 7°C na zona sul da cidade de São Paulo.
Foto: Wesley Martins. Curitiba/PR. Geada já registrada nesta terça-feira, dia 10.
Mato Grosso do Sul perto de zero grau!
O ar polar também entrou com muita força ao estado de Mato Grosso do Sul desta vez. As estações automáticas do INMET registraram 0,1°C em Rio Brilhante, no centro-sul do estado. Fez 1,3°C em Bela Vista, 1,6°C em Maracaju e 1,7°C em Amabai, no sul de Mato Grosso do Sul.
O ar polar permanece sobre todo o centro-sul do Brasil mantendo as temperaturas baixas, mesmo com o sol aparecendo ao longo desta quarta-feira. Amanhã (12), a previsão ainda é de um amanhecer gelado por todo o Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, avisam os meteorologistas. Há risco de geada em amplas áreas do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.
Veja também:
Muitos flocos de neve sobre a serra de Santa Catarina
Ar polar chega a Goiânia e a Brasília
Mais frio e menos chuva para o RJ
São Paulo tem tarde mais fria do ano