Amanhecer congelante no centro-sul do Brasil

11/07/2018 às 11:17
por Maria Clara Machado

Atualizado 11/07/2018 às 11:25

Oferecimento
Forte massa polar derruba as temperaturas perto e abaixo de zero grau no Sul, em SP e em MS.

O frio de inverno tanto esperado e comemorado por muitos se espalhou pelo Sul do Brasil e atingiu para valer áreas do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. 

 

A atuação de uma intensa massa polar fez as temperaturas despencarem na madrugada e amanhecer de quarta-feira (11), e diversas cidades registraram mínimas perto ou abaixo de zero grau. 

 

Temperaturas negativas no Sul e em SP 

A região serrana, que já havia registrado neve ontem, amanheceu gelada, com temperaturas abaixo de zero grau e os campos cobertos por geada. Pelos dados do Epagri/Ciram, a temperatura caiu para -3,3 em Ponte Alta do Norte e -3°C em Urupema e em Curitibanos, ambas em Santa Catarina. 

 

Pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as menores temperaturas foram de -2,5°C em Curitibanos, 1,3°C em Lagoa Vermelha (RS), -0,5°C em São Mateus do Sul (PR) e 0,4°C em General Carneiro (PR). Nas estações convencionais, foram registradas mínimas ainda de 0,1°C em Castro (PR) e 0,5°C em Irati (PR). 

 

O frio no sul do estado de São Paulo também foi rigoroso e chegou a -0,9°C em Rancharia, com geada. Em São Miguel Arcanjo a mínima foi de 2,9°C. Na capital paulista que havia a expectativa de um novo recorde de frio, a temperatura mínima oficial divulgada pelo INMET foi de 9,8°C e o recorde não se confirmou. Já pelos dados do IAG, a mínima caiu para 7°C na zona sul da cidade de São Paulo. 

 

   Foto: Wesley Martins. Curitiba/PR. Geada já registrada nesta terça-feira, dia 10. 

 

Mato Grosso do Sul perto de zero grau!

O ar polar também entrou com muita força ao estado de Mato Grosso do Sul desta vez. As estações automáticas do INMET registraram 0,1°C em Rio Brilhante, no centro-sul do estado. Fez 1,3°C em Bela Vista, 1,6°C em Maracaju e 1,7°C em Amabai, no sul de Mato Grosso do Sul.  

 

O ar polar permanece sobre todo o centro-sul do Brasil mantendo as temperaturas baixas, mesmo com o sol aparecendo ao longo desta quarta-feira. Amanhã (12), a previsão ainda é de um amanhecer gelado por todo o Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, avisam os meteorologistas. Há risco de geada em amplas áreas do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.

 

Veja também:

Muitos flocos de neve sobre a serra de Santa Catarina 

Ar polar chega a Goiânia e a Brasília 

Mais frio e menos chuva para o RJ 

São Paulo tem tarde mais fria do ano  

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

23°
min

30°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

17°
min

29°
max

5mm / 80%

FASES DA LUA

  • Crescente
    16/09
  • Cheia
    24/09
  • Minguante
    02/09
  • Nova
    09/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03