Navegue por uma categoria
Categorias
12/07/2018 às 17:28
por Josélia Pegorim
O ar frio de origem polar entrou com forte sobre a Região Sudeste e derrubou a temperatura em todos os estados. Nesta quinta-feira, a temperatura ficou abaixo de 0°C em alguns locais de São Paulo, de Minas Gerais e até do Rio De Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou -2,3°C em Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, -2,5°C no alto do parque nacional do Itatiaia (2450 metros), no sul de Minas Gerais, e -0,6°C em Campos do Jordão, em São Paulo. O ar polar também chegou ao Espírito Santo e a temperatura em Santa Tereza baixou para 10,5°C.
Nesta sexta-feira, 13, o frio deve aumentar em todos os estados do Sudeste porque o centro da massa de ar frio de origem polar, que é a região com o ar mais frio e seco, estará passando entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais.
A madrugada e o amanhecer de 13 de julho serão muito frios em praticamente todas as áreas da Região Sudeste. Alguns locais da Serra da Mantiqueira entre São Paulo, Rio e Minas Gerais podem voltar a registrar temperaturas abaixo de 0°C. Há condições para geada no sul de São Paulo, na Mantiqueira e no Sul de Minas de forma geral, e também nas áreas mais elevadas do sul do Rio de Janeiro, como a região de Visconde de Mauá e o parque nacional do Itatiaia.
O ar frio de origem polar ainda atua forte sobre o Sudeste nesta sexta-feira, 13, e a tendência de esfriamento do ar continua. Além da presença do ar frio, a falta de nebulosidade durante a noite facilita o resfriamento do ar.
A madrugada de 13 de julho poderá ser a mais fria de 2018 até agora nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Os recordes atuais de menor temperatura são:
São Paulo (SP): 9,3°C (21/05)
Rio de Janeiro (RJ): 10,6°C (22/05)
Belo Horizonte (MG): 11,2°C (21/05)
Vitória (ES): 15,4°C (7/07)
Tarde de 11/7/18 foi a mais fria o ano em São Paulo
Além do frio, a passagem do ar de origem polar deixa o Sudeste do Brasil mais seco. Nos próximos dias, muita gente vai sentir a secura do ar e ter maior desconforto com as crises de problemas respiratórios.
Na quinta-feira, 12, o INMET registrou 17% em Pradópolis, 18% em Lins e em Itapira e 19% em Ariranha, todas cidades do estado de São Paulo. No norte de Minas, o nível de umidade baixou para 18% em Montalvânia. Nos próximos dias, níveis de umidade do ar abaixo dos 20% devem se repetir nestes estados. Mas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o ar também vai secar, mas os níveis de umidade no ar não devem ficar tão baixos como no interior paulista e mineiro.
O tempo seco e sem condições para chuva vão predominar sobre o Sudeste nos próximos dias. Para este fim de semana há uma possibilidade de chuva fraca para alguns poucos locais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Confira a previsão em detalhes.
Foto de Jailton Oliveira, Bom Sucesso de Itararé (SP)
Foto de Jailton Oliveira, Bom Sucesso de Itararé, SP
Foto de Willian Siqueira, Maria da Fé (MG)
NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS
por FLÁVIO SANTOS
24/05/22 às 03:14
por Roberto Meira
24/05/22 às 03:14
CIDADES RELACIONADAS
11°
min
25°
max
0mm / 0%
14°
min
29°
max
0mm / 0%