Com quase 40°C, a capital Palmas tem novo recorde de calor

01/08/2018 às 20:22
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/08/2018 às 20:24

Oferecimento
Pancadas de chuva continua no Acre e se retornam também a Rondônia

A tarde de 1 de agosto foi a mais quente do ano em Palmas, capital do Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,0° de temperatura máxima. O recorde anterior era de 38,3°C, em 10 de julho. Palmas também foi a capital mais seca, com apenas 21% de umidade no ar às 15 horas, hora de Brasília.

 

Uma nova leitura da temperatura máxima será feita às 21 horas (Brasília) e é possível que o valor registrado às 15 horas tenha um acréscimo de alguns décimos.

 

Em 2017, a temperatura em Palmas alcançou o dígito de 40°C pela primeira vez em 11 de agosto, com a máxima de 40,3°C. No decorrer de agosto de 2017, a temperatura chegou a 40°C ou mais em 11 dias e máxima do mês foi de 41,5°C.

 

Palmas está a 79 dias consecutivos sem nenhuma chuva. Segundo o INMET, o últimos registro de chuva foi de 0,4 mm, em 13 maio. Porém, a última chuva acima de 10 mm ocorreu entre 22 e 23 de abril.

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

Inverno seco e quente

Altas temperaturas à tarde, madrugadas amenas, algumas até frias, e dias com grande amplitude térmica são características do inverno muito seco em Palmas, como em todo o Tocantins.  

A baixa umidade no ar dificulta a formação da nebulosidade durante o dia, o que permite que o sol fique forte o dia todo. Isto faz com que temperatura suba rapidamente. A falta de ar polar e a ventos fracos colaboram para manter a temperatura elevada.

 

A pouca nebulosidade durante a noite aumenta a perda de calor e o ar esfria rapidamente após o por do sol. Este efeito de perda radiativa explica a temperatura amena das noites.

Com o amanhecer ameno e a tarde muito quente, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura do dia) no inverno é muito alta.

 

Calorão continua

O tempo muito seco e quente continua predominando nos próximos dias sobre o Tocantins. O calor pode até aumentar e Palmas pode ter novo recorde de calor. O nível de umidade no ar fica um pouco abaixo dos 20%.

O Tocantins e a porção centro-sul e leste do Pará permanecem sem condições para chuva pelo menos até a segunda-feira, 6 de agosto. A temperatura fica muito elevada e se aproxima dos 40°C à tarde. Mas não chover é comum nesta época.

Nas demais áreas do Norte, o calor é menos intenso e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Confira a previsão para a Região Norte

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%