Curitiba tem julho mais seco em 57 anos

02/08/2018 às 00:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Agosto começou com tarde mais fria do ano na capital do Paraná, mas faltou muita chuva e frio em julho de 2018. Temperatura ficou acima da média.

Tarde mais fria do ano em Curitiba

Depois da quentura que predominou em julho, agosto começou gelado em Curitiba. A tarde de 1 de agosto foi a mais fria de 2018, até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 11,0°C de temperatura máxima. O recorde anterior de menor máxima era de 13,3°C, em 4 de junho.

 

Julho seco

Faltou muita chuva e frio na capital do Paraná em julho de 2018. Pela medição da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Curitiba, o total de chuva acumulado nos 31 dias de julho foi de apenas 0,2 mm. Isto corresponde a chuviscos de tão pouco. A média de chuva normal para julho é de aproximadamente 108 mm.

 

Comparando com o histórico de dados da estação convencional de Curitiba, este foi o menor acumulado de chuva para um julho, desde 1961. Os piores julhos, com totais de chuva abaixo de 10 mm foram o de 2017, com 7,8 mm e o de 1968, co, 7,1 mm acumulados.

 

Julho  quente

A persistência do calor em julho de 2018 deve ter tirado o sono de muitos curitibanos, acostumados que estão ao frio desta época. Pela medição do INMET, a média das temperaturas máximas ficou quase 3°C acima do normal e a média das mínimas quase 2°C acima do normal.

 

Agosto começa com chuva

Agosto começou úmido e frio. Esta quinta-feira ainda será fria com predomínio de céu nublado. Áreas de instabilidade devem avançar sobre o Paraná durante a sexta-feira e espera-se chuva moderada a forte até para Curitiba.

 

Veja como fica o tempo no Sul do BR nos próximos dias

 

 

Foto de Edson Fogaça, Curitiba (PR)

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

11°
min

20°
max

0mm / 0%