Pode nevar no Sul do Brasil

08/08/2018 às 21:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Neve e outras precipitações de inverno podem ocorrer entre 9 e 10 de agosto

A neve pode voltar a cair sobre alguns locais do Sul do Brasil entre a noite desta quinta-feira, 9 de agosto, e a madrugada e manhã da sexta-feira, dia 10. A possibilidade de nevar é considerada para as regiões mais elevadas, acima de 1000 metros de altitude, das serras entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além de flocos de neve, há condições para ocorrer outras precipitações de inverno como chuva congelada e chuva congelante.

 

As condições para nevar estão associadas a presença de um ciclone extratropical entre a costa da Região Sul e do Uruguai e a forte massa de ar frio de origem polar que está chegando ao Brasil.

Além da baixa temperatura, a presença de um ciclone extratropical é uma das condições básicas para a ocorrência de neve sobre o Sul do Brasil. Entenda como a neve se forma.

 

 

 

 

O frio intenso vem com uma forte massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil e vai fazer a semana terminar congelante no Sul do Brasil. O ar úmido necessário para formar as nuvens que poderão conter os cristais de gelo vem com os ventos de um ciclone extratropical que passa entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

O vento forte gerado por este ciclone extratropical deixa o mar muito agitado nos próximos dias no litoral gaúcho e catarinense.

 

 

 

 

Se nevar entre esta quinta e a sexta-feira,10 de agosto, será o quarto evento de precipitação de inverno sobre o Sul do Brasil este ano. Nevou no sul do Rio Grande do Sul em 4 de julho.

No dia 10 de julho, a neve caiu em Urubici, no alto da serra de Santa Catarina.

Em meados de junho, a região de Foz do Iguaçu registrou chuva congelada.

 

Nevar em agosto não é comum, mas já ocorreu e não faz muito tempo. Em agosto de 2016 tivemos condições para neve. Em 2013 ocorreram vários eventos no Sul do Brasil e até no fim de agosto, o que é mais raro ainda.

 

 

Foto de Agencia São Joaquim Online, São Joaquim (SC)