Temporal na região de Manaus e nova friagem à vista

23/08/2018 às 15:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Intensa onda de frio passa pelo Acre, Rondônia e sul do Amazonas no último fim de semana de agosto

Nuvens bastante carregadas se desenvolveram sobre o nordeste do Amazonas e provocaram fortes pancadas de chuva na região de Manaus, com muitos raios. A chuva forte reduziu a subitamente a visibilidade no aeroporto internacional da capital do Amazonas. às 13 horas local (14 horas em Brasília) a chuva já caía fraca e a visibilidade era total. Mas treze minutos depois, às 13h13, a visibilidade baixou para 1000 metros. Por volta das 13h40, com a diminuição da chuva, o alcance visual na pista do aeroporto aumentou para 8000 metros.

 

A região de Manicoré também foi atingida por estas áreas de instabilidade  e recebeu quase 24 mm de chuva em cerca de 40 minutos.

A chuva forte também derrubou a temperatura que estava em 29°C, às 13 horas local e baixou para 24°C, às 13h13.

 

Curiosidade

O Brasil secou muito nesta quinta-feira e a região de Manaus era um dos poucos locais no país que estavam com nuvens carregadas no começo da tarde. Na imagem das 13h30 (Brasília) captada pelo satélite GOES 16, a maior parte do país estava em tons de marrom indicando pouca nebulosidade. As nuvens carregadas aparecem como manchas azuladas e esbranquiçadas.

 

 

 

Friagem intensa à vista

Outra grande frente fria avança sobre o Brasil a partir desta sexta-feira, 24 de agosto, trazendo temporais e uma intensa onda de frio. Acre, Rondônia e o sul do Amazonas devem ter fortes pancadas de chuva e acentuada queda da temperatura no próximo fim de semana.

 

 

Foto de Leandro Fernandes, Manaus (AM)

 

 

Calor e ar seco no PA e TO

Os demais estados da Região Norte não vão sentir os efeitos da passagem desta frete fria. O calor e o ar seco predominam no Tocantins e na maior parte do Pará até o domingo, 26 de agosto. Poucas pancadas de chuva ocorrem no Amapá, em Roraima e no norte do Pará.

No sul e leste do Pará e no Tocantins, o calor se aproxima dos 40°C e umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%

Manaus - AM

25°
min

30°
max

25mm / 90%