Oferecido por
Uma forte massa de ar quente e seco predomina sobre o Pará e o Tocantins. Nestas áreas, a temperatura fica bem elevada nesta quinta-feira. Em Palmas, o termômetro dispara e a temperatura se aproxima dos 40°C. Com o aquecimento do ar a umidade cai e pode ficar abaixo de 20% em muitos municípios nas horas mais quentes do dia.
No centro-sul de Rondônia e em Rio Branco, no Acre, os níveis de umidade podem ficar abaixo dos 30%, neste penúltimo dia do mês de Agosto.
Nas outras áreas da Região Norte, o calor e a alta umidade ajudam a formar nuvens carregadas de chuva. No Amazonas, Amapá e Rondônia, as pancadas de chuva ocorrem à partir da tarde e podem vir acompanhadas de raios. Em Roraima, as pancadas já começam pela manhã.
Foto: Gleive Marcio - Palmas/TO
A tendência até o final deste mês é que boa parte do Pará e todo o Tocantins ainda estejam sob a influência desta massa de ar seco. Nas demais áreas, é o calor e alta umidade que vão colaborar para o crescimento de nuvens e a ocorrência das pancadas de chuva, principalmente à tarde e a noite.
Palmas sem chuva forte
Entre os dias 12 e 17 de Agosto, houve registro de 2,7 milímetros de precipitação em Palmas, de acordo com dados da estação do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.
Ainda de acordo com o órgão, á última chuva forte ocorreu entre os dias 22 e 23 de Abri e acumulou 13,8 milímetros.
Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.