Calorão e secura do ar no Tocantins

29/08/2018 às 17:11
por Redação

Oferecimento
Umidade pode ficar abaixo de 20%

Uma forte massa de ar quente e seco predomina sobre o Pará e o Tocantins. Nestas áreas, a  temperatura fica bem elevada nesta quinta-feira. Em Palmas, o termômetro dispara e a temperatura se aproxima dos 40°C. Com o aquecimento do ar a umidade cai e pode ficar abaixo de 20% em muitos municípios nas horas mais quentes do dia. 

 

No centro-sul de Rondônia e em Rio Branco, no Acre, os níveis de umidade podem ficar abaixo dos 30%, neste penúltimo dia do mês de Agosto. 

 

Nas outras áreas da Região Norte, o calor e a alta umidade ajudam a formar nuvens carregadas de chuva. No Amazonas, Amapá e Rondônia, as pancadas de chuva ocorrem à partir da tarde e podem vir acompanhadas de raios. Em Roraima, as pancadas já começam pela manhã. 

 

Foto: Gleive Marcio - Palmas/TO

 

A tendência até o final deste mês é que boa parte do Pará e todo o Tocantins ainda estejam sob a influência desta massa de ar seco. Nas demais áreas, é o calor e alta umidade que vão colaborar para o crescimento de nuvens e a ocorrência das pancadas de chuva, principalmente à tarde e a noite.  

 

Palmas sem chuva forte 

 

Entre os dias 12 e 17 de Agosto, houve registro de 2,7 milímetros de precipitação em Palmas, de acordo com dados da estação do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.

Ainda de acordo com o órgão, á última chuva forte ocorreu entre os dias 22 e 23 de Abri e acumulou 13,8  milímetros. 

 

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

10mm / 80%

Rio Branco - AC

23°
min

27°
max

15mm / 90%