Calor, umidade e chuva em parte do Norte do BR

31/08/2018 às 14:57
por Angela Ruiz

Atualizado 31/08/2018 às 15:09

Oferecimento
Tocantins e Pará continuam com tempo seco

Uma massa de ar seco que atua sobre o interior do Brasil também influência o Tocantins e quase todo o Pará, ao longo deste final de semana. Nestas áreas, o predomínio é de tempo seco e um grande aquecimento do ar. O calor pode superar os 38°C, em Palmas (TO) e chegar próximo dos 35°C em Altamira e Tucuruí, ambas no Pará. O índice de umidade nestes estados pode ficar entre 20% e 30%, o que é considerado baixo e prejudicial a saúde. 

 

É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente entre 10 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia. Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

 

Nas demais áreas da Região Norte, inclusive em Belém, o calor e a alta umidade ajudam a formar nuvens carregadas de chuva acompanhadas de raios. Em Roraima, a chuva já pode cair pela manhã tanto no sábado quanto no domingo. 

 

Uma mudança no padrão da circulação dos ventos vai colaborar para aumentar as condições de chuva em parte Rondônia, no próximo domingo. Em Vilhena, o dia fica instável com chuva a qualquer hora. 

 

Na segunda-feira, a tendência é que a chuva fique concentrada mais ao norte da Região. A cidade de Barcelos, Manaus, Porto Velho, Macapá e Belém, ainda podem registrar pancadas de chuva com raios. No oeste do Acre, região de Cruzeiro do Sul, o tempo fica mais instável. 

 

Foto: Roberto Meira - Belém - PA

 

   

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%