Destaques do tempo no Brasil em 3/9/2018

03/09/2018 às 23:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ciclone extratropical se organiza no Sul. Chuva cai forte em áreas do Sul, do Sudeste e do Norte.

A segunda-feira, 3 de setembro de 2018, foi marcada por muita chuva em parte da Região Sul, associada com o processo de formação de um ciclone extratropical. Este ciclone provoca muito vento em áreas do Sul e do Sudeste nesta terça-feira.

 

O frio bateu recorde em Campo Grande na tarde do dia 3 de setembro e quase bate recorde de calor em Palmas, capital do Tocantins. O ar polar entrou forte em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e chegou de novo a Rondônia e ao Acre.

Em Roraima, a chuvarada alagou Boa Vista e a durante a noite choveu com moderada a forte intensidade no Rio De Janeiro.

 

 

Foto de Jennifer Domeneghini, Porto Alegre (RS)

 

Confira alguns destaques do tempo de 3/9/18

 

.

Tarde mais fria do ano em Campo Grande (MS)

A temperatura caiu muito em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira e a capital, Campo Grande, registrou um novo recorde de frio em 2018. A tarde do dia 3 de setembro foi a mais fria do ano, com temperatura máxima de apenas 15,1°C, às 14 horas local, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 16,6°C em 14 de agosto.



Muito frio em MS e em MT

O ar frio de origem polar voltou a entrar com muita força sobre áreas da Região Centro-Oeste do Brasil. A segunda-feira, 3 de setembro, amanheceu gelada, com menos de 10°C em quase todo o Mato Grosso do Sul e em vários locais do oeste e centro-sul de Mato Grosso do Sul. A temperatura caiu muito também nas capitais Cuiabá e Campo Grande


Em Mato Grosso do Sul, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no dia 3 de setembro foi de 7,3°C registrada  em Campo Grande e em Nhumirim (região de Corumbá). Em Mato Grosso, a menor temperatura foi de 8,5°C em Itiquira.

 

Quase recorde de calor em Palmas (TO)

O calor bateu na casa dos 40°C em Palmas, capital do Tocantins, mas não foi recorde. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,1°C de temperatura máxima. O recorde atual é de 40,6°C em de agosto.

 

Calor em Belo Horizonte

Desde o começo de abril não esquentava tanto na capital de Minas Gerais. A temperatura máxima foi de 30,7°C (leitura de 21h), segundo o INMET. Esta foi a maior temperatura desde 3 de abril quando fez 30,8°C.

 

Queda da temperatura em São Paulo

Aumento da nebulosidade, do vento e um pouco de chuva baixaram a temperatura em São Paulo. Depois do calor de quase 32°C no fim de semana, o termômetro parou nos 26°C. Mas o frio veio de noite. Às 22 horas fazia 14°C na cidade, em média.

A frente fria que entrou na cidade provocou apenas chuva fraca .

 

Chuva no Rio de Janeiro

A chegada de uma frente fria mudou o tempo no Rio de Janeiro provocando chuva até de forte intensidade. As nuvens carregadas vieram de São Paulo e de Minas Gerais e entram no Rio de Janeiro.

 

 

Ventania no Pará

A passagem de nuvens de chuva sobre Carajás (PA) provocaram rajadas de vento muito fortes. O INMET registrou duas rajadas com 81 km/h e 82 km/h entre 15h e 17h.

 

Vento forte no Sul de MG

A passagem de nuvens carregadas provocaram vento forte em cidades do Sul de Minas. O INMET registrou 66 km/h em Passa Quatro e 63 km/h em Oliveira.

 

Ciclone extratropical

Um ciclone extratropical se organizou no Sul do Brasil. A formação deste sistema pode ser vista nas imagens de satélite acompanhando o giro da nebulosidade no sentido horário.

 



Frio no Acre

O ar polar chegou ao Acre novamente. A temperatura mínima ficou em torno dos 16°C.

 

Temporal em Boa Vista

Um temporal caiu sobre Boa Vista, capital de Roraima, durante a manhã do dia 3 de setembro e alagou vários locais. O INMET registrou 54 m em 2 horas.

 

Chuva em Santa Catarina

A segunda-feira 3 de setembro foi marcada por muita chuva em Santa Catarina. Choveu de 30 mm a quase 60 mm em 24 horas, entre 20 horas do dia 3 e 20 horas do dia 2. Em Florianópolis choveu 37 mm.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

12°
min

32°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

10°
min

22°
max

0mm / 0%