Secura do ar no Sudeste vai incomodar os próximos dias

05/09/2018 às 18:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Com menos de 20% de umidade no ar, Belo Horizonte foi a capital mais seca em 5 de setembro. Frio fica abaixo dos 10°C nesta quinta-feira em todos os estados.

A tarde de 5 de agosto foi a segunda mais seca deste ano em Belo Horizonte até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 18% de umidade no ar às 15 horas na estação meteorológica de Santo Agostinho, no centro-sul da capital mineira. O recorde de menor umidade no ar este ano é de 17% registrados nos dias 11 e 12 de agosto. Na região do aeroporto da Pampulha, o nível de umidade no ar chegou aos 15%. Belo Horizonte foi a capital mais seca do Brasil nesta quinta-feira.

 

A secura do ar também foi sentida em outras regiões de Minas Gerais. Toda a faixa entre o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, região de Pirapora até o noroeste mineiro, registrou menos de 20% de umidade no ar na tarde de 5 de setembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14% em Montalvânia, 15% em Uberlândia, Patrocínio e São Romão.

 

O ar continua muito seco nos próximos dias na região de Belo Horizonte e pode secar mais em áreas co centro-oeste e sul de Minas Gerais. No Sul de Minas, por exemplo, os menores níveis de umidade no ar, em geral, não passaram dos 30%. Mas o ar seca mais nesta quinta-feira e na sexta-feira, o nível de umidade no ar pode até baixar de 20%.

 

SP também seca mais

Além de Minas Gerais, a tendência é de que o ar fique mais seco também no estado de São Paulo. Os níveis de umidade no ar ficam preocupantes no interior paulista e devem baixar até de 20%. O ar também seca nos próximos dias na região da Grande São Paulo e tarde de sexta-feira, feriado de 7 de setembro, a umidade relativa do ar deve baixar para marcas entre 20% e 30%.

 

Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a tendência também é de queda da umidade do ar nos próximos dias, mas os menores índices não devem ficar abaixo dos 30%.

 

 

Foto de Sonia Hirle, Teófilo Otoni (MG)

 

 

Sol e frio no Sudeste

Nesta quinta-feira, a Região Sudeste ainda sente bastante a influência do ar frio de origem polar. A noite e o amanhecer são frios e temperaturas muito próximas e abaixo dos 10°C devem ser registradas em todos os estados. No caso do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, estas temperaturas baixas ocorrem nas regiões serranas. Mas em São Paulo e no centro, sul e oeste de Minas Gerais o frio de 10°C ou menos é de forma generalizada.

 

Possibilidade de recorde de frio em São Paulo em 6/9/18

 

Nesta quinta-feira, o sol aparece forte desde cedo e predomina no decorrer do dia na maioria das áreas da Região Sudeste. No leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no Vale do Rio Doce, no Vale do Jequitinhonha e no Espírito Santo, o sol também aparece, mas entre muitas nuvens. Pode chover fraco no litoral fluminense e capixaba, inclusive nas capitais Rio de Janeiro e Vitória.

 

Feriado de 7 de setembro

O feriado prolongado de 7 de setembro será com muito sol no Sudeste. Tem previsão de chuviscos a partir da tarde do domingo no litoral sul e Baixada Santista em São Paulo. A noite e o amanhecer ficam menos frios e as tardes mais quentes e secas. A sensação de calor à tarde já será generalizada na tarde de 7 de setembro.

 

Confira mais detalhes do tempo no feriado de 7 de setembro

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%