Estado de SP permanece em alerta para temporais

20/09/2018 às 11:48
por Maria Clara Machado

Atualizado 20/09/2018 às 14:20

Oferecimento
Previsão indica mais chuva para a região metropolitana. Madrugada foi de chuva intensa, ventania, raios e granizo.

Fortes áreas de instabilidade avançaram do estado do Paraná para São Paulo e a chuva veio intensa já durante a madrugada desta quinta-feira (20), por diversas áreas do interior do estado e na capital paulista. 

 

Muita chuva, raios e granizo

No começo da madrugada, entre meia noite e uma hora, o avanço de nuvens carregadas provocaram temporais, com raios, ventania e granizo. O bairro da Vila Mariana, na zona sul da capital, foi um dos atingidos pelo granizo e o acumulado de chuva chegou a 21,6 mm em apenas uma hora, de acordo com as medições do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE). Também ocorreram temporais acima dos 13 mm no período de uma hora, no Butantã, em Cidade Ademar, Santo Amaro e no Ipiranga. 

 

"O acúmulo do calor da quarta-feira deixou a noite abafada e esse abafamento potencializou as áreas de instabilidade que avançaram do Paraná para São Paulo, e passaram pela capital, gerando então nuvens muito pesadas com a ocorrência de granizo", explica a meteorologista Fabiana Weykamp. 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou uma rajada de 56 km/h na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, durante a madrugada. No aeroporto de Congonhas o ventos alcançaram 62 km/h. 

 

Durante os temporais entre a noite e a madrugada, foram detectados 288 raios na Grande São Paulo, sendo que 110 atingiram o solo. Desse total, 96 raios ocorreram na capital, entre às 22 horas de quarta e às 2 horas da manhã desta quinta-feira. Os dados são da empresa de monitoramento Earth Networks.  

 

O vento foi ainda mais intenso no interior de São Paulo, com rajadas de até 74 km/h em Sorocaba e 55 km/h em Presidente Prudente, Tupã e Valparaíso. Grande parte do interior, registrou rajadas de vento entre 30 e 50 km/h durante toda a madrugada.  

 

O volume de chuva também foi mais elevado no interior do estado de São Paulo, chegando a 83,6 mm em Rancharia, no período de 24 horas. Confira abaixo os maiores volumes de chuva registrados no interior de São Paulo entre às 9 horas da quarta-feira (19) e às 9 horas desta quinta-feira (20), pelo INMET:

 

tabela chuva sp

  

Quinta-feira de alerta para mais temporais 

As áreas de instabilidade continuam crescendo por todo o estado de São Paulo no decorrer desta quinta-feira e várias pancadas de chuva ainda vão ocorrer durante à tarde e a noite. Permanece o alerta para temporais, com raios, e rajadas de vento de até 60 km/h por todas as regiões do estado. 

 

Na Grande São Paulo, a chuva deu uma trégua pela manhã e podem ocorrer até algumas aberturas de sol. O ar abafado e a chegada de novas áreas de instabilidade voltam a provocar chuva durante à tarde e a noite. 

 

Acompanhe em tempo real as áreas de chuva pelos Radares Climatempo-USP. 

 

Foto: Juliano Alves. Presidente Venceslau/SP nesta quinta-feira (20). 

 

A sexta-feira (21) ainda será um dia de tempo instável,  porém o risco de temporais diminui. O interior volta a ter mais sol, com previsão de pancadas de chuva acompanhada por raios a partir da tarde, sendo uma chuva mais localizada. No leste do estado, incluindo o litoral e a Grande São Paulo, ainda há previsão de chuva em geral de fraca a moderada intensidade, com menor chance de temporais. 

 

Veja também:

Como será a primavera para os reservatórios de água na Grande SP?

Região Sudeste - tendência climática para a primavera de 2018

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%