Chove forte sobre o Tocantins

01/10/2018 às 11:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/10/2018 às 11:16

Oferecimento
Chuva aumenta nesta terça-feira em áreas do PA, TO e de RO.

Outubro começou com mais umidade sobre o Tocantins e nuvens carregadas voltaram a se formar sobre várias regiões do estado. Na capital, Palmas, a chuva veio forte manhã desta segunda-feira,1, e em apenas 1 hora, choveu 24,0 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Já havia chovido no fim da tarde de ontem e o total acumulado em 24 horas, entre 9 horas do dia 30 de setembro e 9 horas de 1 de outubro foi de 39,6 mm, por medição automática, e de 42,7 mm na medição em pluviômetro convencional. Este total corresponde a 27% da média de chuva para outubro que é de aproximadamente 161 mm.



Com o aumento da umidade, áreas de instabilidade crescem sobre o Tocantins e as pancadas de chuva ocorrem em diversas regiões do estado. Na madrugada ou manhã desta segunda-feira choveu também na região de Pium, Rio Sono, Campos Lindos e Marianópolis do Tocantins.

 

As pancadas de chuva continuam durante a tarde e noite de hoje e podem ser com forte intensidade. Há risco de raios em todas as regiões do estado.

 

Semana úmida

O ar úmido continua espalhado sobre o Tocantins nos próximos dias. A previsão é de que o Tocantins tenha uma semana menos quente com a maior formação de nebulosidade e as pancadas de chuva. A menor chance de chuva no estado é na quinta-feira, 4 de outubro.

 

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

Chuva forte nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 2 de outubro, apenas o Amapá, o norte do Pará, o norte de Roraima e a região de Boa Vista ficam com tempo seco, sem condições para chuva. Todas as outras áreas da Região Norte do Brasil terão pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuva forte.

As áreas de instabilidade se intensificam sobre o sul do Pará, sobre o Tocantins e sobre Rondônia e a chuva será mais frequente e mais forte sobre estas regiões. O risco de temporais é maior nestas regiões e pode chover forte também em Palmas.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%

Boa Vista - RR

24°
min

29°
max

30mm / 90%