Temporais se espalham pelo Sul nesta quarta

13/11/2018 às 20:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria avança pelo litoral e áreas de instabilidade se intensificam pelo interior dos estados.

Os estados do Sul do Brasil sentiram o calor pré-frontal nesta terça-feira. Temperaturas bastante elevadas, entre 34°C e quase 37°C, foram observadas nos três estados. A maior temperatura na Região, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 36,5°C em Diamante do Norte, no Paraná. No Rio Grande do Sul, a maior temperatura foi de 35,6°C, em Campo Bom, e em Santa Catarina, a maior temperatura foi observada em Urussanga, onde o calor chegou aos 34,4°.

Fez calor também nas capitais. Em Porto Alegre, a maior temperatura até às 16 horas foi de 34,0°C. Em Florianópolis, a temperatura chegou aos 27,8°C e em Curitiba aos 30°C.

 

Nesta quarta-feira, a persistência de ventos quentes sobre o Sul do Brasil e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral estimulam a formação de fortes áreas de instabilidade por toda a Região. Algumas áreas de instabilidade chegaram ao Rio Grande do Sul e provocaram temporais nesta terça-feira. Choveu 67 mm em Santana do Livramento em 10 horas de chuva. Em Sã Borja, uma forte pancada deixou 33 mm de chuva acumulados e houve também grande queda de granizo.

 

 

Foto de Roseneide Vaz Martins, Tamarana (PR)

 

 

Risco de temporais

A frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta quarta-feira (14) e as áreas de instabilidade se espalham por toda a Região. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná ficam em alerta para temporais. Muitas pancadas de chuva já ocorrem na madrugada e pela manhã por todo o Rio Grande do Sul, o centro-oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná. No centro-sul gaúcho, a chuva começa a diminuir durante a tarde, mas nas demais áreas chove na maior parte do dia, com risco de tempestades.

No Vale do Itajaí (SC), no norte e leste do Paraná, a nebulosidade aumenta pela manhã, mas o sol ainda aparece e as pancadas de chuva só devem começar à tarde. Mas também pode chover forte.

O alerta também é para ventos fortes. As rajadas mais intensas podem variar entre 70 km/h a 90 km/h.

Em Porto Alegre chove na maior parte do dia. Em Florianópolis ocorrem pancadas de chuva já pela manhã. Curitiba terá chuva com raios a partir da tarde. Pode chover forte nas três capitais.

 

Veja como fica o tempo na Região Sul no feriado prolongado de 15 de novembro.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

21°
min

31°
max

10mm / 67%