Previsão é de chuva para costa norte do Nordeste

17/12/2018 às 16:13
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade da ZCIT ainda influenciam a região, enquanto a tendência é de ar mais seco pelo interior

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda vão atuar próximas à costa norte do Nordeste ao longo desta semana. Toda a parte norte, entre o Maranhão, Piauí e o Ceará, vão continuar recebendo chuva. Outras áreas pelo interior nordestino vão sentir o efeito oposto e uma diminuição da chuva deverá ser observada nos próximos dias. 

 

ZCIT mantém condições de chuva na costa norte 

A terça-feira (18) será de muita nebulosidade e a chuva pode acontecer várias vezes, intercalada por períodos de sol no Maranhão. O Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte, podem esperar por pancadas de chuva com raios especialmente a partir da tarde. Há risco de chuva moderada à forte, inclusive nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). 

 

Áreas do Sertão do Nordeste também permanecem com umidade disponível na atmosfera e juntamente com o forte calor, nuvens crescem no decorrer do dia e ainda há chance de pancadas de chuva. 

 

Já na costa leste da Região, entre os estados de Sergipe e do Rio Grande do Norte, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora, porém menos volumosas e sem a presença de raios. 

 

Nesta terça-feira, só o centro-oeste e o sul da Bahia, além do litoral baiano e Salvador, ficam com sol forte sem chuva. 

 

Foto: Samantha. São Luís/Maranhão

 

VCAN reduz chuva durante a semana 

Ao mesmo tempo em que a ZCIT ajuda a formar as áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva frequentes na costa norte do Nordeste, outro sistema, o VCAN, deve reduzir a precipitação, principalmente pelo interior. 

 

O vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN) atua em cerca de 10 mil metros de altitude e impede a formação de nuvens carregadas em seu centro. O sistema ganha força sobre o Nordeste e a partir de quarta-feira (19), será bem perceptível a redução de umidade e o predomínio do tempo seco por grande parte do interior do Nordeste. O tempo também seca no litoral de Alagoas, de Sergipe e na Bahia. Várias áreas do Sertão voltam a ficar com o tempo seco. 

 

O verão começa na próxima sexta-feira (21), às 20 horas e 23 de minutos, pelo Horário de Brasília

 

Quer saber tudo sobre a nova estação? Veja aqui! 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

31°
max

40mm / 83%

Fortaleza - CE

24°
min

29°
max

30mm / 90%