Quarta-feira continua em atenção para chuva forte no RJ

13/02/2019 às 11:01
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva volumosa começou na madrugada em várias cidades do estado e já provocou alagamentos e queda de árvores

A previsão de chuva forte se confirmou no estado de Rio de Janeiro e várias localidades, inclusive a capital, já tiveram acumulados elevados desde a madrugada. Uma frente fria avançou pelo oceano e atua na costa, entre o norte fluminense e o Espírito Santo. A situação ainda é de atenção para mais chuva moderada à forte no decorrer desta quarta-feira (13). 

 

Costa verde e serra ainda terão chuva forte 

Os meteorologistas ainda chamam a atenção para a chuva que pode ser forte novamente ao longo do dia em áreas como o a Costa Verde e o sul fluminense e a região serrana do Rio De Janeiro. "No Grande Rio, o tempo continua chuvoso, mas o pior da chuva já ocorreu entre a madrugada e o início da manhã", afirma o meteorologista Daniel Orlandi. Entretanto, o risco de deslizamento de encostas permanece. A capital ainda se recupera da chuva extrema da semana passada, que deixou pelo menos 45 casas interditadas.

 

A chuva da madrugada e começo da manhã provocou alagamentos no Grande Rio, especialmente nas zonas norte, sul e oeste. Houve uma queda de árvore em Copacabana. Em Teresópolis, a chuva forte da madrugada fez 13 sirenes tocar e Paraty, na Costa Verde, também foi bastante atingida pela chuva intensa, sendo a região fluminense com o maior volume de chuva até as primeiras horas da manhã. 

 

Foto: Graziella Gonçalves. Rio de Janeiro/RJ.

 

Volume de chuva madrugada e manhã 

Paraty registrou 113,2 mm no período de 12 horas, entre às 22 horas de ontem (12) e às 10 horas da manhã de hoje (13), segundo dados do Centro Nacional de  Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). No mesmo período, choveu 88,2 mm em Angra dos Reis, 72 mm em Mangaratiba, 66,6 mm em Itaguaí e 64,7 mm em Itaboraí. 

 

Dados do Alerta Rio (Prefeitura do Rio de Janeiro), mostram volumes de chuva generalizados sobre a capital. Choveu 84,6 mm na Tijuca, 88,2 mm em São Cristóvão, 79,8 mm na Saúde, 77,2 mm no Grajaú, 73,2 mm em Santa Teresa e 65,2 mm no Jardim Botânico. Foram os maiores volumes de chuva registrados entre a noite de terça-feira e o início da manhã desta quarta-feira. 

 

Amanhã, quinta-feira (14), a chuva tende a perder força sobre o litoral e todo o estado do Rio de Janeiro. No interior, ainda há previsão de chuva moderada, mas na Costa Verde e no Grande Rio, a expectativa é de chuviscos. O vento úmido de que sopra do mar, deve manter o céu encoberto e as temperaturas ficam amenas. 

 

Acompanhe a chuva em tempo real pelo radar meteorológico do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro. 

 

Mar agitado

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mar agitado e ressaca para o litoral do Rio de Janeiro, desde o sul fluminense até Arraia do Cabo. O aviso está em vigor até às 9 horas desta quinta-feira (14). 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

36°
max

0mm / 0%