ZCIT continua ativa sobre o Nordeste esta semana

25/02/2019 às 15:19
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Litoral norte permanece bastante instável e há risco de chuva forte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece ativa próxima a costa norte do Nordeste. As nuvens carregadas se espalham e a chuva deve cair forte ao longo da semana. 

 

Chuva de fevereiro em Fortaleza está quase 70% acima da média 

 

Todo o litoral entre o Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte permanece com o tempo instável nesta terça-feira (26). O céu continua carregado de nebulosidade e pode chover a qualquer momento do dia, com risco de novos temporais. A instabilidade deve ser persistente e a chuva frequente também no litoral da Paraíba.   

 

As capitais São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN) e João Pessoa (PB) ficam em alerta para temporais no decorrer do dia. Quase todo o interior do Nordeste pode esperar por períodos de sol e há condições para pancadas de chuva com raios a partir da tarde, assim como no litoral de Pernambuco.  

 

Entre as capitais do litoral leste nordestino, a chuva pode cair até moderada e passageira em Maceió (AL), Aracaju (SE) e Salvador (BA). 

 

Mar agitado 

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mar agitado e ressaca entre o litoral do Maranhão e do Rio Grande do Norte.  

 

São Luís, Fortaleza e Natal estão com chuva acima da média 

O total de chuva em fevereiro já superou a média na maioria das capitais da costa norte nordestina. São Luís (MA) está com acumulado de chuva cerca de 23% acima da média, Fortaleza (CE) já está quase 70% acima da média e Natal já superou a normal Climatológica de fevereiro em pelo menos 46%. A capital Teresina (PI) segue com chuva abaixo da média mensal. Até o momento, apenas metade da chuva do mês foi registrada na cidade.  

 

Em relação à costa leste, o total de chuva em Maceió (AL) já superou a média de fevereiro em 32% e em João Pessoa (PB) em 86%. Já Recife (PE), Aracaju (SE) e Salvador (BA), estão em déficit de chuva até o momento. Todos os dados levam em conta as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Foto: Ozian Cardoso. Natal/RN.

 

A semana vai seguir instável e ainda há previsão de mais chuva para toda a costa norte do Nordeste. A chuva será frequente e ainda pode ser forte. No decorrer da semana, as pancadas de chuva continuam pelo interior do Nordeste e haverá uma tendência de tempo firme entre Alagoas, Sergipe e o Recôncavo Baiano. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

21°
min

30°
max

0mm / 0%

Natal - RN

23°
min

30°
max

3mm / 90%