Chuva de fevereiro em Fortaleza está quase 70% acima da média

24/02/2019 às 20:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital do Ceará está tendo o fevereiro mais chuvoso em 12 anos, ZCIT provoca mais chuva sobre o Nordeste esta semana.

O último fim de semana de fevereiro foi marcado por chuva volumosa e forte no estado do Ceará. Vários locais do estado, incluindo Fortaleza, a capital cearense, registraram mais de 100 mm em 24 horas. A chuva de fevereiro já está 70% acima da média normal para o mês em Fortaleza

A ZCIT vai provocar mais chuva  esta semana em grande parte do Nordeste.



Chuva de fevereiro está quase 70% acima da média em Fortaleza

O estado do Ceará teve muita chuva no último fim de semana de fevereiro e a chuva caiu forte também na região de Fortaleza.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 120,3 mm entre 9 horas do dia 23 e 9 horas de 24 de fevereiro. Este foi o maior volume de chuva em 24 horas deste em Fortaleza, até agora, e foi também a maior quantidade de chuva em 24 horas desde 31/3/2014 quando choveu 135,0 mm.

 

O total acumulado em fevereiro de 2019 em 24 dias foi de 314,5 mm, 68% acima da média que é de 187 mm.  

Fevereiro de 2019 já é o fevereiro mais chuvoso em Fortaleza em 12 anos, desde 2007, quando choveu 329,0 mm neste mês.

O grande volume de chuva deste mês está associado às áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis da atmosfera (VCAN) que já atuaram sobre o Nordeste desde o começo do mês

 

 

Foto: Alexandre Lima. Fortaleza/CE

 

 

ZCIT continua sobre o Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa sobre o Nordeste do Brasil esta semana. Suas áreas de instabilidade manter toda a faixa norte nordestina, do Rio Grande Norte ao norte do Maranhão, incluindo o Ceará, com grande quantidade de nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva moderada a forte a com raios na faixa norte do Nordeste e também na maioria das áreas do interior dos estado.

Até a sexta-feira, 1 de março, a chance de chuva é baixa apenas em áreas do sul e leste da Bahia, incluindo a região região de Salvador, em Sergipe e em Alagoas, incluindo as capitais Aracaju e Maceió.

 

Entre as capitais, é alto o risco de chuva em São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

20mm / 83%

Natal - RN

24°
min

31°
max

20mm / 67%