Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fevereiro termina com mais chuva na Grande SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Solange Koloszuk, São Paulo (SP), 27/2/19

4 min de leitura

Oferecido por

São Paulo já acumulou mais de 300 mm de chuva em fevereiro. Até 9 horas do dia 27, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 305,2 mm de chuva na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital. Este volume de chuva é muito elevado e está 24% acima da média de chuva normal para fevereiro. Já choveu tanto quanto em janeiro, que terminou com 305,9 mm de água acumulados em 31 dias, 6% acima da média.

 

Mais chuva nesta quinta-feira

A cidade de São Paulo está tendo o fevereiro mais chuvoso em 8 anos, desde 2011, quando choveu 311,5 mm, e vai receber mais água nesta quinta-feira, 28, para fazer fevereiro terminar ensopado até a última letra.

As áreas de instabilidade que já estão sobre São Paulo ganham força com a atuação de uma baixa pressão atmosférica sobre o estado. A Grande São Paulo e todas as regiões paulistas ficam com tempo muito instável, com chuva a qualquer hora. A chuva pode cair de várias formas: forte, com raios e vento forte, moderada a forte sem raios, fraca a moderada e persistente.

A alerta para deslizamento, alagamentos e transbordamento de córregos e rios continua em vigor, especialmente para a Grande São Paulo, para serra do Mar e para o litoral, que foram as áreas que receberam os maiores volumes de chuva em fevereiro. O litoral acumulou de 500 mm a 600 mm.

 

Acompanhe o risco de alagamento na região metropolitana de São Paulo com o Pedagua



Árvores caem mesmo sem chuva e sem vento

A chuvarada de janeiro e de fevereiro encharcou São Paulo. Foram cerca de 600 mm em dois meses, o que significa muita água, pouco menos de 40% da média de chuva para um ano, que é de 1616 mm.

Além de todos os problemas de manutenção e administração, a cidade de São Paulo sente agora as consequências de toda essa água. Desta vez, a chuva tem um peso grande nos problemas.

Com o solo encharcado e o nível dos córregos e rios alto, agora não é preciso mais temporal para causa o transbordamento. Árvores podem tombar mesmo sem ventania.  

Foi o que aconteceu na madrugada de 27 de fevereiro de 2019 na região do bairro do Morro dos Ingleses. Não tinha chuva e nem vento e esta enorme árvore veio ao chão.




Foto de Solange Koloszuk, São Paulo (SP), 27/2/19

 

 

 

Foto de Solange Koloszuk, São Paulo (SP), 27/2/19

 

 

Ainda tem muita chuva para cair sobre São Paulo até o domingo de Carnaval. Nos próximos dias, fique atento ao estacionar perto de árvores. O mais seguro é deixar o carro em estacionamentos cobertos.

 

Confira a previsão para os desfiles em São Paulo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias