Previsão para o Carnaval 2019 no Norte do BR

27/02/2019 às 17:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar úmido e quente e a ZCIT influenciam a Região e facilitam a ocorrência de pancadas de chuva

Seja em fevereiro ou em março, o Carnaval é época de muitas pancadas de chuva na Região Norte do Brasil. Os dois meses são de chuva frequente em quase todos os estados.  O predomínio de ar quente e úmido e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vão manter as condições para a formação de nuvens carregadas e muitas pancadas de chuva por quase toda a Região.  Há risco de temporais.



Sexta - 1 de março

Sol forte e tempo seco apenas em Roraima e no noroeste do Pará. O leste do Pará, o Tocantins, o sul do Amazonas, o Acre e a região de Porto Velho passam o dia com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, com risco de raios. As demais das áreas da Região Norte tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Pode chover forte em todos as regiões para onde há previsão de chuva.

 

Sábado - 2 de março

As áreas de instabilidade ficam mais concentradas sobre a região de Rio Branco, em todo o estado de Rondônia, na região de Belém e no leste do Pará e no Tocantins. Em todas estas regiões, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, com risco de raios e pode chover forte.

O estado de Roraima tem outro dia com sol forte e sem chuva. As demais áreas da Região Norte têm sol na maior parte do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser fortes.

 

Domingo - 3 de março

O domingo de Carnaval em Roraima é com muito sol e sem chuva. De forma geral, as áreas de instabilidade enfraquecem. Assim, a maioria das áreas do Norte do Brasil tem um dia com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas que podem ser fortes.

A ZCIT atua com mais força sobre o nordeste do Pará deixando a região de Belém com chuva frequente e volumosa.

Dia instável em Palmas e no norte do Tocantins, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora que pode ser moderada a forte.

 

Segunda - 4 de março

As áreas de instabilidade da ZCIT se espalham mais sobre o nordeste e o leste do Pará e sobre o Tocantins. A região de Belém, todo o norte e o centro-leste do Pará, Palmas e praticamente todo o Tocantins (exceto o extremo sul do estado) têm um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios a qualquer hora e que podem ser moderadas a fortes.

Roraima continua com sol forte, muito calor e sem chuva. As demais áreas da Região Norte têm várias horas com sol forte, aumento da nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite que podem ser fortes.

 

Terça - 5 de março

O tempo não muda muito em relação à segunda-feira. O Tocantins, Belém e o litoral do Pará e o litoral do Amapá continuam com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes que podem ser fortes. Roraima permanece com muito sol, calorão e sem chuva. As demais áreas da Região Norte têm sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser fortes.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

20mm / 67%