Frente fria traz chuva intensa para o Sul do BR

05/04/2019 às 11:17
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Acumulado de chuva se aproxima dos 150 mm no oeste de Santa Catarina. O alerta é de tempo severo na Região.

O deslocamento de uma nova frente fria já mudou o tempo e provoca chuva volumosa em áreas do Sul do Brasil. O contraste térmico do ar quente que estava sobre a Região, com a entrada do ar frio de origem polar, gera grandes áreas de instabilidade e há alerta para chuva intensa, com raios, fortes rajadas de vento e até queda de granizo. 

Tempo severo no Sul do Brasil 

 

Muita chuva!

O oeste de Santa Catarina recebeu mais de 100 mm nas últimas 24 horas (entre às 9 horas da quinta-feira e às 9 horas desta sexta-feira). Já choveu 137 mm em Dionísio Cerqueira neste período. Indaial, Curitibanos, Caçador estão com volumes próximos de 30 mm, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), o acumulado de chuva chegava a 143 mm em Campo Erê e 105 mm em Galvão, ambos no oeste catarinense, até às 10 horas. 

 

No Rio Grande do Sul, a chuva se espalhou e foi generalizada durante a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira. Vários municípios já acumularam entre 30 a 80 mm de chuva pelo INMET. O tempo mudou em Porto Alegre e a chuva também veio forte, com acumulado de quase 50 mm até a manhã desta sexta. Por causa da virada no tempo, a capital amanheceu com vários pontos com acúmulo de água, árvores caídas e semáforos inoperantes

 

No sul e oeste do Paraná, a chuva também aumentou muito com acumulados expressivos, chegando até agora aos 68 mm em Foz do Iguaçu, 55 mm em Planalto e 42 mm em Clevelândia, pelo INMET. 

 

Foto: Filipe Souza. Araranguá/SC.

 

Áreas de alerta total

A sexta-feira permanece em alerta para mais chuva no decorrer do dia, que vem forte e volumosa especialmente sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul, o sul e oeste de Santa Catarina e o o sul e oeste do Paraná. As rajadas de vento mais intensas poderão chegar a 100 km/h. 

 

No leste de Santa Catarina, as nuvens carregadas também vão provocar chuva forte, inclusive em Florianópolis e as rajadas de vento podem chegar a 70 km/h. 

 

Fim de semana
O primeiro fim de semana de abril ainda será muito instável no Sul do Brasil. Porém, a chuva mais forte e volumosa deve cair sobre Santa Catarina e Paraná. A temperatura fica amena em toda a Região.

 

Queda da temperatura

O aumento da nebulosidade e a chuva fazem a temperatura cair já nesta sexta-feira. Com a entrada dos ventos frios de origem polar, os próximos dias vão seguir com temperaturas bastante amenas, mas não é possível falar em frio intenso.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%