Acre e Rondônia sentem friagem atípica para o começo de abril

07/04/2019 às 16:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana foi com recorde de baixa temperatura em Rio Branco e em Porto Velho

Um acentuado resfriamento ocorreu no fim de semana sobre o Acre e em Rondônia fazendo com a temperatura baixasse para cerca de 17°C em alguns locais. Foi uma friagem atípica para abril. As capitais Rio Branco e Porto Velho também sentiram o resfriamento e registraram as menores temperatura de 2019 até agora.



Em Rio Branco, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 17,8°C de temperatura mínima no domingo, 7 de abril, e foi o menos valor deste ano até agora. O recorde de baixa temperatura foi registrado pelo segundo dia consecutivo. A temperatura mínima do sábado, 6, foi de 18,5°C.

A maioria das regiões do Acre amanheceu o domingo com temperatura abaixo dos 20°C. A menor no estado foi de 17,9°C  em Epitaciolândia e em Marechal Thaumaturgo.

 

Em Porto Velho, o INMET registrou 21,5°C de temperatura mínima e foi a menor em 2019 até agora. O vento frio foi sentido com mais força no sul de Rondônia, onde a temperatura baixou para 17,4°C em Vilhena no sábado,  6 de abril.

 

Diminuição da chuva

Por causa da passagem deste ar mais frio, Acre e Rondônia começam a semana com menor possibilidade de chuva. A atmosfera fica um pouco mais seca, o que dificulta a formação de nuvens carregadas.

O sol predomina até a quinta-feira especialmente no Acre. Rondônia também volta a ter sol a partir desta segunda-feira, 8, mas algumas pancadas de chuva ocorrem sobre o estado.

A temperatura sobe e a semana é quente, mas o ar ainda fica fresco nas próximas duas madrugadas.


Os demais estados da Região Norte, principalmente o Pará, norte do Tocantins, Amapá e norte do Amazonas continuam com tempo muito instável nos próximos dias, com pancadas de chuva frequentes que podem ser fortes.

Em Manaus, segundo o INMET, choveu 65,4 mm sobre Manaus na manhã e parte da tarde do domingo, 7 de abril. 

 

Friagem atípica

Choveu bastante desde a sexta-feira passada e no sábado, 6, sobre o Acre e Rondônia, o que impediu a elevação da temperatura. Mas o resfriamento foi acentuado pela entrada do vento frio de origem polar, associado com a passagem de uma frente fria. Esta massa polar nem era forte, mas a circulação de ventos sobre a América do Sul no fim de semana levou o ar frio para norte que se espalhou sobre Rondônia e Acre.

Tecnicamente tivemos uma friagem de fraca intensidade sobre os dois estados. Friagens ocorrem todos os anos no Acre e em Rondônia, mas em geral começam em maio. Não é comum termos friagens no começo de abril.

 

A friagem é o nome que se dá ao resfriamento provocado pela passagem de ar frio de origem polar em áreas do Norte do Brasil, e não apenas a queda  por chuva e excesso de nebulosidade.

A chuva diminuiu no domingo, mas a nebulosidade era ainda grande e o sol não apareceu muito fazendo com que a temperatura continuasse amena.

 

 

Foto de Jane Agrizzi Matielo, Porto Velho (RO)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

32°
max

20mm / 80%

Manaus - AM

25°
min

31°
max

20mm / 90%