Rio Branco registra novo recorde de frio

26/07/2019 às 15:36
por Angela Ruiz

Oferecimento
Temperatura sobe no fim de semana. Veja onde pode chover

Uma massa de ar seco que atua sobre o interior do Brasil dificulta a formação de nuvens em alguns estados do Norte do Brasil.

 

Neste fim de semana, o Tocantins, Rondônia, Acre, centro sul do Amazonas e e grande parte do Pará tem predomínio de tempo seco e um grande aquecimento do ar. O calor pode superar os 32°C em algumas cidades da região e em Palmas pode chegar aso 35°C. O índice de umidade nestes estados pode ficar abaixo de 30%, considerado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente entre 10 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia. Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

 

Na Região de Barcelos (AM), mesmo com a presença do sol em alguns momentos do dia, chove a qualquer hora. Nas demais áreas do Norte do país, o sol aparece e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva com raios.  

 

Rio Branco registra novo recorde de frio

 

Os ventos frios de uma massa polar que chegaram a sul da Região Norte provocaram o fenômeno da “friagem”. O dia começou com frio em áreas sul do Amazonas, Acre e  Rondônia. Este fenômeno é mais comum durante os meses de inverno.

 

De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura mínima registrada foi de 14,1°C estabelecendo um novo recorde de temperatura para o mês de Julho. O recorde anterior era de 14,4°C, no dia 07 de julho.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

30°
max

25mm / 83%

Rio Branco - AC

24°
min

32°
max

15mm / 90%