Com quase 40°C, Palmas bate recorde de calor para 2019

20/08/2019 às 00:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor continua intenso nesta terça. AC e RO podem ter pancadas de chuva nesta terça.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 39,8°C de temperatura máxima em Palmas, capital do Tocantins. Este é o novo recorde de calor para 2019 em Palmas superando em 1°C o recorde anterior que era de 38,8°C, nos dias 16 e 17 de julho. 

 

Palmas é agora a segunda capital mais quente do país. A capital mais quente até o momento é o Rio De Janeiro que já registrou 41,2°C este ano, em 3 de janeiro. Em janeiro, o Rio teve 4 dias com 40°C ou mais, pelas medições do INMET.

 

Mais calor nesta terça

Palmas continua com muito sol nesta terça e sem influência de vento frio. O calor é intenso e há chance de novo recorde, atingindo o dígito de 40°C pela primeira vez este ano.

A falta de chuva e o calor intenso são comuns nesta época. Palmas é  uma das capitais brasileiras que está praticamente sem chuva há cerca de 3 meses.

Pela medição do INMET, a última vez que choveu mais de 10 mm em Palmas foi entre 24 e 25 de maio, com um acumulado de 26,6m

 

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

 

Sem chuva no Tocantins

O tempo seco e muito quente predomina por todo o Tocantins esta semana. A maioria das áreas do Pará também fica sem chuva nos próximos dias. Pancadas de chuva podem ocorrer só no extremo norte do estado.

 

Já no Amapá, em Roraima e no Amazonas, a semana é com pancadas de chuva e raios principalmente à tarde e à noite, mas  sol aparece na maior parte do dia.

 

Já no Acre e em Rondônia, as pancadas de chuva devem ocorrer nesta terça-feira, 20 de agosto, e podem ser moderadas a fortes. As capitais Rio Branco e Porto Velho devem ser beneficiadas com pouco de chuva. Pancadas de chuva ocorreram na região de Porto Velho na noite da segunda-feira.

O Acre deve continuar tendo pancadas de chuva até o fim da semana, mas em Rondônia, o tempo volta a secar a partir de quarta-feira, quando ainda poderá chover um pouco no norte do estado, incluindo Porto Velho.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

19°
min

31°
max

35mm / 90%

Porto Velho - RO

24°
min

32°
max

15mm / 90%