Região de Belo Horizonte pode ter um pouco de chuva

20/08/2019 às 00:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tarde de segunda, 19, teve recorde de calor para o inverno na capital mineira. Frente fria aumenta a umidade em várias áreas de MG.

Belo Horizonte é uma das capitais brasileiras que está praticamente sem chuva há cerca de três meses. A seca do inverno é normal e só em situações especiais ocorre alguma chuva. 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a última vez que choveu na capital mineira foi entre os dias 3 e 4 de junho, com um acumulado em 24 horas de 11,3 mm. O total de chuva acumulado de 1 de junho até 19 de agosto foi de 12,1 mm. Choveu 0,8 mm entre os dias 13 e 14 de junho, a última chuva registrada na estação meteorológica localizada no centro da cidade.

 

 

Frente fria 

Uma frente fria avança sobre a Região Sudeste e faz a umidade no ar aumentar em várias áreas do centro-sul e oeste de Minas Gerais. O aumento da nebulosidade já podia ser percebido na noite de ontem e nesta terça-feira podem ocorrer algumas pancadas de chuva.

 

A chance de pancadas de chuva a partir tarde é considerada para a região da Grande Belo Horizonte, para a Zona da Mata, Sul de Minas e para o Triângulo Mineiro. Embora em pequenas áreas, a chuva pode ocorrer com raios e até com moderada intensidade. 

 

A Zona da Mata continua com muita umidade nesta quarta-feira e anda pode ter um alguma, mas não há mais expectativa de chuva para outras regiões mineiras.

 

 

 

Foto: César Soares. Belo Horizonte/MG.

 

Recorde de calor do inverno em BH

A tarde de 19 de agosto foi a mais quente do inverno em Belo Horizonte, com temperatura máxima de 30,7°C ,pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esta foi também a maior temperatura na capital mineira desde 21 de abril, quando o termômetro atingiu 30,8°C.O recorde anterior de maior maior máxima do inverno era de 30,4°C, em 2 de agosto.quase 40°C, Palmas bate recorde de calor para 2019

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

32°
max

20mm / 90%

Belo Horizonte - MG

19°
min

28°
max

10mm / 90%