Previsão de chuva para o TO e oeste da Bahia

27/09/2019 às 00:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Últimas barreiras da seca deve ser vencidas no fim de semana

O tempo muito seco e quente é uma característica do Tocantins, do oeste da Bahia e da Região Centro-Oeste do Brasil no fim do inverno. A volta da chuva ocorre com graduais mudanças na circulação de ventos sobre o Brasil que impulsionam o ar úmido da Amazônia para todas estas regiões. 

 

No Centro-Oeste, as pancadas de chuva começaram a se espalhar sobre o Mato Grosso em meados de setembro. Na quarta-feira, 25, Goiânia e Brasília tiveram a primeira chuva depois de mais de 100 dias de seca.

As últimas barreiras da seca são o Tocantins e o oeste da Bahia e devem ser vencidas no primeiro fim de semana da primavera.

 

Condições para chuva aumentam sobre TO 

Aos poucos o ar úmido vai chegando sobre o estado do Tocantins e nuvens de carregadas estão voltando a se formar nesta primeira semana de primavera. Alguns raios e nuvens carregadas começaram a ser observados nesta quinta-feira, 26 de setembro, até nas proximidades da Palmas, capital do Tocantins. 

Nos próximos dias, as condições para chuva aumentam sobre o Tocantins e deve chover também na região de Palmas. Há previsão de pancadas de chuva com raios para esta sexta-feira, para o fim de semana e também para a segunda e terça-feira da próxima semana, dia 1  de outubro.

 

Calor diminui em Palmas

Palmas está há 126 dias sem chuva. Chuviscou no dia 3 de junho, mas a última chuva moderada, com mais de 10 mm acumulados em 24 horas ocorreu entre os dias 24 e 25 de maio quando choveu 26,6 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Desde o início de setembro, a menor temperatura à tarde em Palmas ficou em torno dos 37°C. O calor já atingiu ou passou a marca dos 40°C em 16 dias.

O aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva vão reduzir o calor extremos por alguns dias.

 

 

Foto de Eduardo Silva Reis, Palmas (TO)

 

 

Previsão de chuva para o oeste da Bahia

A passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia vai ajudar a puxar o fluxo de umidade da Região  Norte para o oeste baiano. Esta frente fria começa a influenciar o sul baiano no sábado, 28 de setembro e algumas áreas no sudoeste da Bahia podem ter pancadas de chuva. 

As condições para chuva aumentam no domingo, quando tem previsão de pancadas de chuva para todo o oeste da Bahia, incluindo Barreiras.

A última chuva com volume acima de 10 mm em 24 horas na região de Luis Eduardo Magalhães e também de Barreiras  foi em meados de maio! Os últimos registros do INMET são entre os dias 17 e 18 de maio, mas foram chuviscos. A última vez que choveu mais que de 10 mm em Barreiras foi entre os dias 16 e 17 de maio, com acumulado de 20,2 mm, segundo INMET.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

31°
max

20mm / 80%

Goiânia - GO

19°
min

32°
max

0mm / 0%