Temporal provoca estragos em Manaus

28/09/2019 às 12:50
por César Soares

Atualizado 28/09/2019 às 13:32

Oferecimento
81mm de chuva em apenas uma hora

Nuvens carregadas provocaram temporais e estragos em Manaus na manhã deste sábado (28). Os grandes volumes de chuva provocaram alagamentos e transformaram ruas em rios, foram 81mm acumulados em apenas uma hora.

 

A estação chuvosa vai retornando aos poucos para o Norte do país, e junto com ela os problemas dos grandes volumes de chuva acumulado nas cidades. Foi o que aconteceu na manhã deste sábado em Manaus, diversas áreas de instabilidade de formaram entre o estado do Amazonas e o oeste do Pará, como mostram as imagens do satélite meteorológico.

 

amazonas

 

Foram grandes volumes de chuva acumulado em pouco tempo, dos 121mm registrados entre a madrugada da sexta-feira (27) e a manhã do sábado (28). Desse volume todo de chuva, 81mm foram registrados em apenas uma hora, entre 23h e 0h.

 

graf_manaus

 

O valor registrado é quase o dobro do normal de chuva para todo o mês de setembro. Somente o acumulado de 81mm, que foi registrado em uma hora, já ultrapassa a média de setembro.

 

 

AINDA HÁ RISCO PARA NOVOS TEMPORAIS?

O ar segue muito úmido e quente em todas as áreas amazônicas, essa condição favorece a formação de muitas nuvens carregadas, que podem provocar novas pancadas de chuva forte. Ainda há condições para chuva forte pelo menos até o fim da semana, e como o solo já passa a ficar mais úmido, há possibilidade para alagamentos e até mesmo o risco de deslizamentos tende a aumentar nos próximos dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

Manaus - AM

26°
min

31°
max

15mm / 83%