Mais pancadas de chuva para BA, MA e PI

21/10/2019 às 23:19
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/10/2019 às 23:44

Oferecimento
Pode chover forte, mas em pequenas áreas. Região de Barreiras teve quase 42 mm em 1 hora na segunda-feira, 21

A semana começou com grande mudança no tempo pelo interior da Bahia, do Maranhão e do Piauí. Fortes pancadas de chuva ocorreram em alguns locais e tem previsão de mais chuva para os próximos dias. 

 

Uma mudança na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia estimulam a formação de nuvens carregadas sobre estes estados.

 

Previsão de chuva para a BA, MA e PI

Nesta terça-feira, 22 de outubro, áreas de instabilidade voltam a se formar em diversos locais do interior dos estados do Maranhão e do Piauí. Pancadas de chuva com raios devem ocorrer no decorrer do dia. Pode chover forte, mas em pequenas áreas

 

Não há previsão de chuva para o litoral do Maranhão e nem para o extremo norte do Piauí. Nas capitais, pode chover em Teresina, mas não há expectativa de chuva para São Luís.

 

Para a Bahia, a previsão de é de pancadas de chuva no centro, oeste e sul do estado. Há chance de chuva em regiões como Bom Jesus da Lapa, Brumado, Irecê, Barreiras e Barra, em todo o litoral sul e no Planalto da Conquista. A chuva pode ser forte , mas em pequenas áreas.

 

A região de Salvador, o Recôncavo e a porção nordeste da Bahia passam o dia com muito sol.

 

Bahia, Maranhão e Piauí vão continuar tendo pancadas de chuva até o fim da semana. Mas a partir da quarta-feira já não há mais previsão de chuva para a Teresina. Também não há previsão de chuva para Salvador e nem para São Luís.

 

Tempo seco

O sol e o tempo seco predominam nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe

Praticamente todas as regiões destes estados vão continuar com tempo seco pelo menos até o sábado. Há uma chance pequena de chuva na região de Petrolina (PE) na quarta-feira, 23, e na sexta, 25. 

No fim de semana, o ar seco ganha força sobre o Nordeste e a possibilidade de chuva diminui inclusive na Bahia, no Maranhão e no Piauí.

 

 

Foto de Wando Rocha, Planalto (BA)

 

 

Chuva forte na Bahia, no Maranhão e Piauí

Na tarde da segunda-feira, 21 de outubro, choveu com moderada a forte intensidade em alguns locais da Bahia, no Maranhão e Piauí

A região de Barreiras, no oeste da Bahia, teve uma forte tempestade. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia ) registrou 41,8 mm em apenas 1 hora de chuva, entre 12 horas e 13 horas. Foi uma chuva forte e representou grande parte da média de chuva para todo o mês de outubro que é de aproximadamente 66 mm. 

Durante a tempestade ocorreu uma rajada de vento com 85 km/h

 

No Maranhão, a região de Alto Parnaíba teve chuva moderada acumulando, segundo o INMET. Em Imperatriz choveu 11,2 mm , segundo o  CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

Em Uruçuí, no Piauí, a chuva caiu forte e deixou 33,2 mm de água em apenas 1 hora, pela medição do INMET.

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

31°
max

40mm / 83%

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%