Finados com sol e chuva em quase todo o Brasil

31/10/2019 às 17:36
por Redação

Atualizado 31/10/2019 às 18:01

Oferecimento
Veja como fica a previsão no fim de semana do feriado

O feriado de Finados será marcado por chuva em grande parte do Brasil. Por causa da passagem de uma frente fria no Rio Grande do Sul, o tempo fica mais instável com chuva fraca a qualquer hora do dia no sul do estado.

 

No fim de semana, o forte calor e a disponibilidade de umidade favorecem as condições de chuva no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.  No Nordeste, a massa de ar seco predomina e inibe as condições de chuva em quase toda a Região. Confira como fica a previsão do tempo na sua região durante o fim de semana prolongado:

 

Região Sul

 

Na sexta-feira, os ventos úmidos que chegam do mar deixam o céu nublado com chuva fraca no litoral do Paraná. No norte paranaense, o tempo fica seco. Muitas nuvens e períodos de sol e risco de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento em Florianópolis e no Vale do Itajaí. Sol entre muitas nuvens sem chuva em Curitiba. No sul do Rio Grande do Sul o dia começa com nuvens e o sol aparece mais forte a partir da tarde. Nas de mais áreas da Região, o sol aparece e a partir da tarde pode chover e ventar de moderada a forte intensidade com raios, inclusive na região de serra.

 

No sábado, as condições de chuva aumentam na Região de Fronteira e o céu fica mais carregado de nuvens e chove a qualquer hora do dia. No leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná as áreas de instabilidade espalham muitas nuvens e chove de fraca a moderada intensidade a qualquer hora. O norte do Paraná continua sob a influência da massa de ar seco que determina um dia de sol sem chuva. Nas demais áreas, o sol aparece e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios.

 

No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens na região de Bagé e de Rio Grande e não chove. No centro-norte do Paraná, o forte calor e o aumento a umidade favorecem a partir da tarde as pancadas de chuva isolada com raios. Nas demais áreas paranaenses, inclusive Foz do Iguaçu e Curitiba e também em Porto Alegre, Santa Maria, São Luís Gonzaga e Uruguaiana, o tempo fica instável com muita nebulosidade e previsão de chuva a qualquer hora do dia. No norte gaúcho e em todo o estado de Santa Catarina, o predomínio é de tempo fechado com chuva.   

 

Região Sudeste

 

Na sexta-feira, há alerta para o risco de temporais no sul de Minas, região da zona da mata mineira e região serrana do Rio De Janeiro. O Vale do Paraíba, o triângulo mineiro e a cidade do Rio de Janeiro ficam em atenção para o risco de chuva isolada de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. No centro-norte de Minas Gerais e na região de Bauru, a massa de ar seco predomina e não chove. Na capital paulista, o sol aparece entre nuvens e não chove. Nas demais áreas da Região Sudeste, sol e chuva com raios à tarde.

 

No sábado, os ventos úmidos que sopram do mar espalham muita nebulosidade e chuva pela manhã em toda a faixa litorânea fluminense e no estado capixaba a qualquer hora do dia. No litoral de São Paulo, o sol aparece entre nuvens e não chove. Na cidade de São Paulo, região de Campinas e Sorocaba e na região mineira de Januária, o sol aparece forte, o tempo fica firme e não chove. Nas demais áreas do Sudeste, sol e chuva com raios à tarde.

 

No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora no extremo sul paulista. Tempo firme sem chuva na região de Cordeiro e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo e no centro-norte de Minas. Sol calor aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde.

 

Região Centro-Oeste

 

Na sexta-feira o sol aparece em praticamente toda a Região Centro-Oeste. Há risco de chuva isolada com moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento no extremo norte de Mato grosso do Sul, sul de Mato grosso e de Goiás. No oeste e noroeste de Mato Grosso, o alerta é para o risco de temporais.   

 

No sábado e no domingo, o sol e o calor predominam em todo o Centro–Oeste. O forte aquecimento associado à disponibilidade de umidade favorece a formação de nuvens as pancadas de chuva a partir da tarde com raios. No Mato Grosso do Sul, as pancadas são fracas e muito isoladas.  

 

Foto: Jhonatan Alta Floresta - MT

 

Região Nordeste

 

Na sexta-feira, o sol brilha forte em toda a Região Nordeste e não há expectativa de chuva em todos os estados.  Nas horas mais quentes do dia a umidade relativa do ar fica baixa podendo chegar a níveis abaixo de 20% na maioria das áreas do Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco. Pelo interior da Bahia, a umidade pode ficar abaixo dos 30%.

 

No sábado, os ventos úmidos que sopram do mar espalham muita nebulosidade sobre o sul da Bahia e pode chover fraco a qualquer hora do dia. A sensação é de abafamento. Em Ilhéus chove rápido. Nas demais áreas do Nordeste, o ar seco predomina e inibe a ocorrência de chuva. A umidade nas horas mais quentes do dia segue baixa.

 

No domingo, o sol aparece e faz calor em todo o Nordeste brasileiro. Pancadas de chuva com raios são esperados à tarde no Maranhão e no oeste do Piauí. Pancadas de chuva rápidas e passageiras acontecem entre Ilhéus e Maceió. Nas demais áreas da região Nordeste, o sol brilha forte e não chove.

 

Região Norte

 

A sexta-feira começa com alerta para o risco de temporais no Amazonas, Rondônia e Roraima. No Acre, atenção para o risco de chuva isolada de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Será um dia de sol com temperatura alta sem chuva no centro-leste do Pará e no Tocantins.

 

No sábado, toda a região noroeste do Amazonas e a região de Barcelos ficam em alerta par ao risco de temporais no dia de finados. O ar seco perde força sobre o Tocantins e o centro-leste do Pará e volta a chover com raios em Palmas e Belém. Todas as demais áreas tem sol, calor aumenta de nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde com raios.

No domingo, dia de sol sem expectativa de chuva no extremo norte do Pará e no Amapá. Nas demais áreas da Região, o calor e a alta umidade facilitam a formação de nuvens que provocam pancadas de chuva com raios à tarde. Pode chover forte.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

30mm / 90%

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%