Oferecido por
As grandes áreas de instabilidade que atuam sobre o Brasil nas vésperas do Natal de 2019 têm provocando chuva forte e volumosa em todas as Regiões. Embora o sol e o tempo seco venham predominando sobre a maioria das áreas do Nordeste, Maranhão e Piauí tiveram fortes pancadas nos últimos dias.
O Natal 2019 será com tempo instável por quase todo o Brasil. As condições para chuva são altas para a maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e até do Nordeste. Mas maior preocupação é com a chuva sobre a Região Sudeste que será intensificada pela passagem de uma frente fria e infelizmente pode causar transtornos para a população de vários locais da Região.
As regiões metropolitanas das capitais Rio De Janeiro e Belo Horizonte podem ter problemas com a chuva neste Natal. Confira a previsão para Natal 2019 para cada Região do Brasil.
Foto: Jordan Alves. Rio de Janeiro/RJ.
Região Sudeste
Há grande preocupação com a chuva sobre a Região Sudeste no Natal de 2019.
Previsão para o dia 24 de dezembro
Durante o dia 24 de dezembro, uma frente fria estará se afastando do litoral do Rio de Janeiro, mas grandes áreas de instabilidade ficam espalhadas por toda a Região provocando muita nebulosidade e chuva frequente.
Em São Paulo, praticamente todo o estado tem muitas nuvens e chuva na madrugada e manhã do dia 24, mas em geral de fraca a moderada intensidade, inclusive na Grande São Paulo. Mas a expectativa é de que no centro-sul e parte do leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a chuva vá parando até o fim da tarde. O oeste do estado (região de Presidente Prudente) e cidades na divisa com o Paraná passam o dia 24 com muitas nuvens, mas sem chuva. Já no litoral norte de São Paulo e na região do Vale do Paraíba entre Taubaté e a divisa com o Rio, deve chover praticamente o dia todo e pode chover forte na madrugada e manhã.
No Rio de Janeiro, o céu nublado e a chuva predominam no dia 24 de dezembro. Há risco de chuva forte e volumosa em todas as regiões fluminenses, incluindo a região metropolitana do Rio de Janeiro e a região Serrana. O Norte/Noroeste fluminense até pode ser aberturas de sol, mas também está sujeito a chuva forte.
A maioria das regiões de Minas Gerais, incluindo a Grande BH, passam o dia 24 com muitas nuvens e chuva frequente, que pode ocorrer a qualquer hora. A Zona da Mata tem chuva praticamente o dia todo.Há risco de chuva forte e volumosa na Grande BH, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e na Zona da Mata.
O Noroeste de Minas, o Vale do Rio Doce e o Jequitinhonha terão sol e calor no dia 24, mas com pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.
Para o Espírito Santo, a previsão é de que o dia 24 de dezembro seja abafado, com predomínio de sol pela manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte para todas as regiões capixabas.
Na noite do dia 24 de dezembro, a Grande São Paulo deve ter muitas nuvens e temperatura amena, mas não deve chover.
No Grande Rio e na Grande Belo Horizonte, a noite do dia 24 de dezembro deve ser com tempo instável, com grande chance de chuva. A temperatura fica agradável.
Para a Grande Vitória, a previsão é de que a noite de Natal tenha pancadas de chuva e que podem ser moderadas a fortes. O ar fica abafado, com sensação de calor.
Previsão para o dia 25 de dezembro
Para o dia 25 de dezembro, a previsão é de muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol em todas as regiões do Espírito santo e em quase todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo as capitais. A chuva pode ser moderada. A região de Angra dos Reis, no sul fluminense, terá períodos com sol e muitas nuvens.
A Grande BH e a maioria das regiões de Minas Gerais terá períodos com sol pela manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. No Norte/Noroeste e Leste de Minas, incluindo o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio Doce, pode chover também pela manhã.
O dia de Natal será com predomínio de sol no estado de São Paulo. Porém, no norte do estado e em toda a divisa com Minas Gerais e com o Rio de Janeiro, as pancadas de chuva voltam a ocorrer durante a tarde e à noite.
O litoral de São Paulo tem muitas nuvens e períodos com sol. Não tem previsão de chuva para a Grande SP.
Confira a previsão para o verão 2020 no Sudeste do Brasil