Muita chuva para o Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

01/01/2020 às 18:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há possibilidade de formação de ZCAS nos primeiros dias de janeiro

Um grande sistema de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Sul do Brasil, o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e São Paulo fazendo com que muitas áreas de instabilidade se espalhem sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. 

 

A partir da sexta-feira, 3 de janeiro, este grande sistema de baixa pressão atmosférica se espalha mais sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil e persiste por vários dias. Até o domingo, 5 de janeiro, uma grande quantidade de nuvens carregadas se forma sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste e todos os estados destas Regiões vão ter muitas pancadas de chuva.

 

De forma geral, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento que podem ocorrer também nas regiões metropolitanas das capitais. 

 

Na quinta-feira, o maior risco para chuva forte é para Grande São Paulo, mas na sexta-feira, 3, o risco de chuva intensa aumenta também sobre a região das capitais  Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

 

Nos  próximos dias, a chuva mais frequente e volumosa nos próximos dias é esperada para os estados de São Paulo, Rio De Janeiro, centro, sul e oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e sobre o Distrito Federal.

 

primeiro fim de semana de semana de 2020 será marcado por chuva forte em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.



 

Foto de Magdiel Silva, Goianésia (GO)

 

 

Possível formação de ZCAS 

A formação destas grandes áreas de instabilidade está associada a configuração de ventos sobre a América do Sul, em diversos níveis da atmosfera. 

Os ventos vão manter a canalização de ar úmido e quente (convergência de umidade) do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste, por vários dias consecutivos, e a expectativa é de formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)  a partir de 3 de janeiro.

 

A ZCAS é um dos mais importantes sistemas provedores da chuva do verão no Brasil. Conheça outros sistemas meteorológicos que provocam chuva no verão.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

36°
max

0mm / 0%