Muita chuva no Norte do Brasil nos próximos dias

28/01/2020 às 18:44
por Redação

Oferecimento
ZCIT influencia a Região. Manaus está tendo o janeiro mais chuvoso em 24 anos.

Temporais a grandes volumes de chuva acumulados, acima de 100 mm em 24 horas, estão sendo observados nos últimos dias sobre vários estados da Região Norte do Brasil.  

Os mais recentes ocorreram sobre o Pará e sobre o Amazonas. Entre 9 horas do dia 27 e 9 horas do dia 28 de janeiro, hora de Brasília, o INMET registrou 91,2 mm sobre Manaus e 107,0 mm em Tefé, no Amazonas. 

 

Entre os dias 26 e 27, o estado do Pará teve muita chuva. Foram 103,4 mm sobre Rondon do Pará, 88,6 mm em Paragominas e 81,4 mm em Novo Repartimento.

 

Manaus está tendo o janeiro mais chuvoso em 24 anos

Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - Manaus, capital do Amazonas, já acumulou 432,4 mm de chuva em janeiro de 2020, até 9 horas (Brasília) do dia 28. Isto representa 51% de chuva acima da média normal para janeiro, que é de 287,0 mm.

Janeiro de 2020 está sendo o janeiro mais chuvoso em Manaus em 24 anos, desde 1996, quando janeiro acumulou 571,3 mm.

 

 

Foto de Leandro Fernandes, Manaus (AM)

 

 

Muita chuva no Norte nos próximos dias

Quase toda a Região Norte terá muita chuva nos próximos dias. Até o domingo, 2 de fevereiro, o tempo fica seco, sem chuva sobre o centro-norte de Roraima. Boa Vista terá muito sol até lá. 

 

Nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará e Amapá, as pancadas de chuva serão frequentes até o domingo e há risco de chuva forte, inclusive nas capitais.

 

No Tocantins, a chuva pode ser forte nesta quarta, 29, mas tende a diminuir a partir do dia 30 até o domingo, 2 de fevereiro.

 

Por que tanta chuva na Região Norte?

A chuvarada nos últimos dias sobre o Norte do Brasil foi provocada por nuvens que se formaram por causa da grande quantidade de umidade e de calor disponíveis no ar, mas parte da chuva veio das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT, um dos principais sistemas meteorológicos do verão no Brasil. 

 

A ZCIT, como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) são grandes áreas de instabilidade que atuam sobre o Brasil por vários dias consecutivos e provocam muita chuva. 

A ZCAS atua mais no Sudeste e no Centro-Oeste, mas influencia parte do Norte e do Nordeste também. A ZCIT atua no Nordeste e no Norte.

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

24°
min

31°
max

30mm / 67%

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%