Mais sol e menos chuva sobre MG e ES por alguns dias

30/01/2020 às 00:21
por Redação

Oferecimento
Chuva diminui também sobre o Norte do RJ também. Massa de ar seco avança sobre o Sudeste, mas o perigo da chuva intensa já tem data para voltar.

Depois de tantos estragos, a chuva vai dar uma relativa trégua no Sudeste do Brasil. A entrada de uma massa de ar seco vai dificultar as formação de nuvens muito pesadas por alguns dias. Mas o perigo da chuvarada ainda não acabou e já tem data para recomeçar

 

ASAS avança sobre o Sudeste

Um sistema atmosférico conhecido como ASAS - Alta pressão (atmosférica) do Atlântico Sul -  avança sobre a Bahia e sobre parte do Sudeste durante esta quinta-feira, 30 de janeiro e ganha força sobre a Região Sudeste nos próximos dias. A ASAS vai fazer com que a umidade no ar diminua. O ar mais seco reduz a nebulosidade e as condições para chuva.

Enquanto a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) concentra a umidade e aumenta a instabilidade, a ASAS (Alta Pressão do Atlântico Sul)  reduz a umidade e dificulta a ocorrência de chuva.

 

Mais sol e menos chuva para MG e ES

Durante esta quinta-feira, 20, a atuação da ASAS vai deixar o Vale do rio Doce, o Vale do Jequitinhonha, o Noroeste de Minas Gerais e quase todo o Espírito Santo com pouca nebulosidade, muito sol e sem chuva. Pode chover à tarde rapidamente no sul capixaba, mas não há expectativa de temporais.

 

Na sexta-feira, 31 de janeiro, e também no sábado, 1 de fevereiro, o Vale do rio Doce, o Vale do Jequitinhonha, o Noroeste Mineiro e todo o Espírito Santo passam o dia com muito calor e sem chuva. O calor aumenta. 

O domingo  também terá muito sol, mas algumas nuvens carregadas já devem surgir novamente por causa do enfraquecimento da ASAS. 

 

O Norte/Noroeste do estado do Rio De Janeiro pode ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde nos próximos dias, mas com várias horas com sol forte.

 

Menos chuva para a Grande BH

Com a intensificação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) sobre o Sudeste, as condições para chuva vão diminuir também sobre a Grande Belo Horizonte entre a quinta-feira, 30 de janeiro, e o sábado, 1 de fevereiro. 

 

Nestes dias,  a região da capital mineira terá mais horas de sol e tempo firme. As pancadas de chuva diminuem a partir da quinta-feira, mas não param completamente. Mas a chuva que ocorrer até o sábado já será intensa como nos últimos dias e deve ocorrer em pequenas áreas.

 

Mesmo com a diminuição da chuva, é preciso lembrar que o solo está saturado de água e os deslizamentos podem ocorrer mesmo com tempo seco.

A região do Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo também terão dias com mais sol e menos pancadas de chuva até o sábado.

 

A partir do domingo, 2 de fevereiro, as condições para pancadas de chuva voltam a aumentar sobre Minas Gerais e sobre o Espírito santo.

 

Em 110 anos, nunca choveu tanto em BH como em janeiro de 2020

 

 

Foto de Daniel Lima, Sete Lagoas (MG)

 

Mais chuva na próxima semana

Há expectativa de que a ZCAS volte e se organizar sobre o Sudeste a partir de 5 de fevereiro. Novos eventos de chuva intensa poderão ocorrer sobre Minas Gerais e Espírito Santo.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%

Belo Horizonte - MG

18°
min

32°
max

0mm / 0%