Segunda-feira de alerta para temporais no Pará e Tocantins

08/03/2020 às 13:11
por Amanda Sampaio

Oferecimento
ZCIT colabora para a formação de nuvens carregadas

Nesta segunda-feira (9), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai voltar a formar nuvens muito carregadas sobre o Pará e o Tocantins. Por isso, o alerta é para novos temporais em boa parte do centro-norte e leste desses dois estados, inclusive na região de Belém e de Palmas, que devem receber altos volumes de chuva. Nessas áreas, pode chover a qualquer momento do dia.

 

Já em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-oeste e sul do Pará e na região de Macapá, o dia será marcado por muito sol e calor. À tarde, o tempo fica abafado nesses locais e chove de forma isolada, com risco de temporais. No oeste do Amazonas e do Acre, a chuva pode ocorrer várias vezes, mas intercalando bons períodos de sol.

 

Tempo firme em Roraima

Uma massa de ar seco continua predominando sobre quase todo o estado de Roraima nesta segunda-feira. Em Boa Vista, assim como o noroeste do Pará e o oeste do Amapá, o sol aparece forte desde cedo e não há chance de chuva sobre essas áreas.

 

Foto: Gleive Márcio Palmas/TO.

 

Terça-feira de alerta para chuva forte

Na terça-feira (10), fortes áreas de instabilidade ainda vão se formar sobre o centro-leste do Pará e no Tocantins. A região de Belém e de Palmas continuam com risco de chuva forte e volumosa a qualquer momento do dia. O céu também fica encoberto e chove várias vezes em áreas do sul do Amazonas, no Acre e em Porto Velho. Nas demais áreas da Região, com exceção de Boa Vista e do oeste do Amapá, chove de forma isolada a partir da tarde.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

25mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

20mm / 90%