Sul do Brasil tem ar seco e menos frio nesta sexta

09/04/2020 às 21:39
por Redação

Oferecimento
Umidade aumenta nas áreas próximas ao litoral e capitais podem ter um pouco de chuva até sábado. Alerta para mar agitado!

Uma massa de ar seco atua no Sul do Brasil e inibe condições para a ocorrência de chuva na maioria das áreas da Região. Nesta quinta-feira, o nível de umidade relativa do ar ficou entre 21% e 35% em vários locais da Região Sul. No sul do Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 21% de de umidade no ar em Icaraíma.

 

Nos próximos dias, a intensificação da infiltração marítima favorece o aumento da instabilidade em parte da costa da Região Sul.

 

Ar seco predomina nesta sexta

Nesta sexta-feira (10), uma massa de ar seco predomina na Região Sul e reduz a umidade presente na atmosfera, o que inibe a formação de nebulosidade. 

Quase todo Sul do Brasil tem um dia com muito sol e poucas nuvens, mas devido ao ar frio de origem polar, a temperatura não se eleva muito e fica amena na maior parte do dia. Ainda faz frio ao amanhecer, mas não tanto como nesta quinta-feira.

 

Dica para a quarentena: filmes que se relacionam com o tempo

 

 

Chuva no litoral

Por causa do aumento da infiltração marítima (vento que sopra do mar e leva umidade do oceano para o continente), há condições para chuva rápida e passageira no litoral e leste  gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre, na região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também no litoral sul de Santa Catarina e na Grande Florianópolis.A chuva que ocorrer será fraca.

 

Florianópolis registrou recorde de frio em 9 de abril

 

 

Ressaca

Atenção! O mar continua muito agitado nesta sexta-feira em toda a costa da Região Sul e há risco de ressaca.

 

Massa de ar seco no fim de semana

Durante o fim de semana, o ar seco predomina sobre a Região Sul do Brasil. A tendência é de elevação da temperatura, mas a noite e o amanhecer ainda serão frios.

No sábado, 11 de abril, o tempo continua estável em quase toda a Região Sul e só há expectativa de chuva rápida, a qualquer hora do dia, no litoral norte do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, no litoral do Paraná e na Grande Curitiba.

 

No domingo, 12, a infiltração marítima enfraquece e o ar seco predomina por toda a Região Sul e não há expectativa de chuva.

 

Ar seco aumenta o risco de gripes e outros doenças respiratórias

 

 

Foto de Emerson Wolf, Barra Velha (SC)

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

23°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

13°
min

19°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Minguante
    14/05
  • Nova
    22/05
  • Crescente
    30/04
  • Cheia
    07/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12